http://imgs.sapo.pt/gfx/109737.gif

Para quem desconfia permanentemente da publicidade que lhe chega pela televisão e, cada vez mais, pela Web e adorava desconstruir e desmascarar as estratégias de marketing e propaganda que estão muitas vezes por detrás desses anúncios, o site da organização não-governamental (ONG) Adbusters pode ser um local indicado para obter mais informação.



Esta ONG assume-se como uma rede global de artistas, activistas, escritores, estudantes, educadores e empreendedores que pretendem contribuir para o desenvolvimento do novo movimento de activismo social adequado à era da informação e que esteve há poucas semanas presente no Forum Social Mundial de Porto Alegre, no Brasil.



Para além de conter alguns artigos da sua revista bimestral, o site inclui exemplos das campanhas publicitárias desconstrutivas e sarcásticas de designers e artistas que contribuíram voluntariamente. Alguns gozam com os anúncios do Absolut Vodka. Outro, por exemplo, transforma os comprimidos anti-depressivos Prozac num detergente para a roupa, contendo por cima a frase "Wash your blues away".



Em paralelo, o site inclui anúncios de algumas das campanhas anuais de marketing social da Adbusters abordando temas como os alimentos geneticamente modificados e a concentração dos órgãos de comunicação social, como o Buy Nothing Day e a TV Turnoff Week. O objectivo deste movimento é alertar os cidadãos sobre a desinformação empresarial, as injustiças que ocorrem na economia global e qualquer indústria que polua física ou mensalmente a raça humana.



A partir deste leque de ferramentas de activismo - todas absolutamente não violentas -, pretende-se que as pessoas deixem de ser meros espectadores de conteúdos, imagens e acontecimentos produzidos por outros para passarem a ser participantes.





Sites de dias anteriores:




18/02/2002

A fotografia do ano 2001
A organização World Press Photo foi criada em 1955 nos Países Baixos e é responsável por um dos mais prestigiados concursos actuais de fotojornalismo no qual se selecciona a fotografia que mais se destaca de todas as outras. Este ano não foi excepção.




17/02/2002

Caminhadas pelo mundo fora
Se for adepto dos longos passeios a pé, em dias solarengos ou nem por isso, no meio do verde, vai com certeza apreciar "as vistas" deste site holandês que, através dos seus links, sugere percursos do género para vários países do mundo.




16/02/2002

Quase toda a Internet num só dia

Hoje não deve perder a oportunidade de visitar o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa. A entrada é gratuita e terá a oportunidade de conviver com as várias áreas de desenvolvimento da Internet em Portugal.




15/02/2002

A história da net.art

Num caderno especial do jornal madrileno El País a propósito da edição de 2002 da feira de arte contemporânea ArCo, que decorre todos os anos em Fevereiro, pode-se acompanhar a história da net.art desde 1994 até ao final de 2001.


14/02/2002

O amor é para todos até para os PCs

Entre nesta galeria digital que quer partilhar a cultura visual com layouts diferentes, baseados em interacções como computador/amor, ferramenta/criatividade e lógica/enamoramento, especialmente para quem gosta de novas propostas de design.




13/02/2002

Proteja os seus filhos na Internet

GetNetWise é um site especialmente dedicado aos pais que não podem estar sempre presentes quando os filhos acedem à Net, mas desejam seleccionar os materiais a que eles têm acesso protegendo-os de conteúdos mais agressivos e de ataques virtuais.



12/02/2002

Um site onde tudo é estupidamente estúpido

O clima carnavalesco que se vive actualmente convida a visitar espaços online coloridos e com graça não é verdade? Então fica a sugestão para espreitar o Stupid.com, onde tudo tem um toque de, digamos, absurdo.




11/02/2002

Os novos escravos da Net

Apelidando-se de "cangalheiros da nova economia", os responsáveis pelo site NetSlaves mantêm uma comunidade de internautas ligados à tecnologia. Humor corrosivo e algum amargo de boca fazem parte dos posts que aqui se encontram.

10/02/2002

Alvo a abater: Má Ciência

O que o autor considera como má Ciência, ensinada nas escolas e universidades e presente em muitas publicações, é o tema desta página de Internet criada em 1995 para tentar desmistificar alguns dos conceitos errados perpetuados pelo sistema de ensino.


09/02/2002

A saga "O Senhor dos Anéis" continua e vai voltar outra vez

Já leu provavelmente algum livro da trilogia "O Senhor dos Anéis" escrita por J.R.R. Tolkien ou se calhar já viu o filme "A irmandade do Anel", realizado por Peter Jackson. Se porventura não conhece, não deixe de folhear este jornal virtual sobre o tema.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.