O projeto What Was There pretende oferecer uma experiência espácio-temporal aos utilizadores, uma espécie de máquina do tempo virtual que permite às pessoas navegarem por elementos multimédia relativos ao passado, dos locais que lhes são familiares.

As regras são simples. Os utilizadores criam uma conta e devem partilhar na plataforma fotografias com a informação do local e o ano em que foi tirada. A ideia é criar uma base de dados com elementos geográficos históricos, onde os utilizadores alimentem a plataforma suportada pelo Google Maps. Desta forma, qualquer pessoa no mundo poderá fazer o upload de uma fotografia, e claro, fazer História…

O mais interessante no projeto é que as fotografias “antigas” submetidas são sobrepostas à perspetiva do Street View, o que permite aos utilizadores terem uma ideia clara é como é o local atualmente, e como era no tempo em que foi tirada a foto. Pode mesmo fazer um “fade” à fotografia, através de um slide, e comparar as diferenças.

Pode ver os diversos exemplos portugueses, como o Éden, nos Restauradores, com uma fotografia das obras que transformaram o edifício de um cinema para um hotel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.