À superfície, o funcionamento de um website até pode parecer relativamente simples, mas, por trás de cada página web há uma complexa combinação de elementos. Para quem trabalha no mundo da programação ou do web deisgn, é útil saber o que se passa nos “bastidores” e há uma ferramenta online que pode dar uma ajuda.

Através da What Runs, é possível ver quais são os elementos que compõem qualquer website: desde a framework às aplicações e plugins, passando ainda pelos tipos de letra utilizados. A ferramenta permite também saber de que forma é que as páginas monitorizam as atividades dos utilizadores.

What Runs What Runs
créditos: What Runs

Para manter-se a do que é usado, pode ainda optar por seguir os websites. Ao ativar a funcionalidade da extensão para o browser, receberá notificações quando uma página adopta uma determinada tecnologia ou quando deixa de utilizá-la.

How to TEK: Ainda não experimentou o Edge? Descubra algumas funcionalidades úteis do novo browser
How to TEK: Ainda não experimentou o Edge? Descubra algumas funcionalidades úteis do novo browser
Ver artigo

A What Runs é gratuita e pode ser encontrada tanto na Chrome Web Store, como na página de Add-Ons do Firefox. Se usa o Edge da Microsoft como browser, também pode instalá-la através da loja digital de extensões da Google.

Recorde-se que, uma vez que o novo Edge é baseado em Chromium poderá instalar extensões que tenham origem na Chrome Web Store. Mas atenção: primeiro precisa de dar permissão ao browser para fazê-lo e se aceder a loja digital do Chrome aparecer-lhe-á imediatamente uma notificação no topo da página onde poderá ativar a funcionalidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.