À superfície, o funcionamento de um website até pode parecer relativamente simples, mas, por trás de cada página web há uma complexa combinação de elementos. Para quem trabalha no mundo da programação ou do web design, é útil saber o que se passa nos “bastidores” e há uma ferramenta online que pode dar uma ajuda.
Através da What Runs, é possível ver quais são os elementos que compõem qualquer website: desde a framework às aplicações e plugins, passando ainda pelos tipos de letra utilizados. A ferramenta permite também saber de que forma é que as páginas monitorizam as atividades dos utilizadores.
Para manter-se a do que é usado, pode ainda optar por seguir os websites. Ao ativar a funcionalidade da extensão para o browser, receberá notificações quando uma página adopta uma determinada tecnologia ou quando deixa de utilizá-la.
A What Runs é gratuita e pode ser encontrada tanto na Chrome Web Store, como na página de Add-Ons do Firefox. Se usa o Edge da Microsoft como browser, também pode instalá-la através da loja digital de extensões da Google.
Recorde-se que, uma vez que o novo Edge é baseado em Chromium poderá instalar extensões que tenham origem na Chrome Web Store. Mas atenção: primeiro precisa de dar permissão ao browser para fazê-lo e se aceder a loja digital do Chrome aparecer-lhe-á imediatamente uma notificação no topo da página onde poderá ativar a funcionalidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários