No início de junho, a Microsoft deu a conhecer que o novo Edge baseado em Chromium seria instalado automaticamente nas versões 1803 ou superiores do Windows 10 através do Windows Update e que a mudança chegaria de forma faseada aos quase mil milhões de utilizadores do sistema operativo da Microsoft.
Se já tem instalado no seu computador o novo browser da Microsoft, mas não sabe bem por onde começar a explorar, hoje vamos guiá-lo por algumas funcionalidades úteis.
Clique na galeria para saber como ativá-las
Como criar uma coleção e exportá-la para Word ou Excel?
Sabia, por exemplo, que no Edge pode organizar, partilhar e exportar conteúdos interessantes que encontrou online para documentos Word ou Excel? As Coleções podem revelar-se particularmente práticas se está a reunir informações para novos projetos ou até para quem está a fazer pesquisas para trabalhos académicos.
Para começar uma nova coleção precisa apenas de clicar no ícone com três pontos horizontais no fim da barra de endereço e selecionar a opção “Coleções” e depois “Iniciar nova coleção”. De seguida, pode adicionar todos os conteúdos que considerar importantes, como uma página web. Poderá também arrastar imagens ou secções de um texto para a barra lateral.
Para não perder o “fio à meada”, pode ainda dar um nome à coleção e adicionar-se uma descrição, quando quiser exportá-la para um documento Word ou Excel precisa de clicar no ícone com três pontos horizontais no canto superior esquerdo e selecionar o formato desejado.
Se por acaso quiser apagar uma coleção, pode fazê-lo ao selecionar o conjunto em questão e ao clicar no ícone com o formato de um caixote do lixo.
Como adicionar extensões ao Edge?
Poderá encontrar extensões para o Edge ao selecionar na opção “Extensões” no menu que é aberto quando clica no ícone com três pontos horizontais no fim da barra de endereço. Ao aceder à secção “Obter extensões para o Microsoft Edge” será levado para uma página dedicada Microsoft Store.
Não encontra na loja digital uma aplicação que já usou no Google Chrome? Uma vez que o novo Edge é baseado em Chromium poderá instalar extensões que tenham origem na Chrome Web Store. Mas atenção: primeiro precisa de dar permissão ao browser para fazê-lo e se aceder a loja digital do Chrome aparecer-lhe-á imediatamente uma notificação no topo da página onde poderá ativar a funcionalidade.
Como adicionar um website aos “Favoritos” e torná-lo numa aplicação?
O processo de adicionar um website à lista de “Favoritos” é simples e precisa apenas de clicar no ícone em formato de estrela na barra de endereços ou então pressionar as teclas Ctrl e D. Aí terá a opção de adicioná-lo à barra de favoritos do browser ou a uma pasta específica.
Caso tenha um website da sua lista que gostaria de ter “à mão de semear” de cada vez que liga o computador, porque não transformá-lo numa app? Na seção “Aplicações” encontrará a opção “Instalar este website como aplicação”. Depois de instalá-lo, poderá encontrar a nova criação no menu de início e, se desejar, afixá-la na barra de tarefas para um acesso ainda mais fácil.
Como ativar o dark mode no Edge?
Além de ser menos agressivo para os olhos, o modo mais escuro pode ajudá-lo a visualizar os conteúdos quando está em lugares menos iluminados. Além disso, poderá fazer com que o seu equipamento a consuma menos energia, algo que pode ser útil quando está a navegar na web num portátil ou no smartphone e quer poupar a bateria.
Para ativá-lo no Edge terá de ir à secção das “Definições” e selecionar a opção “Aspeto” na barra lateral esquerda. Em “Tema Predefinido”, logo no início da página, poderá escolher o modo escuro. Caso prefira, poderá também configurar a página para se manter mais clara.
Como mudar a página de início do Edge?
Quando abre o Edge será levado para uma página com uma barra de pesquisa do Bing, com os sites que acedeu recentemente e ainda com um feed de notícias e informações fornecidas pela Microsoft News. No entanto, se a pagina inicial original não lhe agrada pode alterá-la a seu gosto nas “Definições”.
Ao aceder à seção “No arranque”, localizada na barra lateral esquerda, poderá configurar o browser para, por exemplo, continuar a partir do ponto onde ficou na sessão anterior ou então para uma ou mais páginas específicas clicando em “Adicionar uma nova página”.
Como definir o nível de privacidade ou estabelecer controlos parentais?
O Edge conta com um sistema de proteção contra cookies de rastreamento pode também ser ajustado consoante as necessidades de quem o usa. Poderá encontrá-lo assim que abrir a opção “Privacidade e serviços” nas “Definições” e escolher um de três níveis: “Básico”, “Equilibrado” ou ainda “Restrito”. É também possível verificar quais são os websites que o monitorizam e indicar quais são as “exeções à regra”.
Mais abaixo, depois das configurações dos dados de navegação, encontrará a secção “Privacidade” onde pode, por exemplo, enviar sempre pedidos aos websites que visita para não ser monitorizado.
A segurança dos "techies" mais novos da família no Edge é outros dos aspetos que pode configurar. Na seção “Segurança Familiar” poderá criar um grupo de família para alterar as definições quando as crianças estão a usar o navegador, controlando as atividades e localização online e criando uma experiência mais segura na web.
O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários