Considerando que os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes, sobretudo neste contexto de pandemia, com a utilização de técnicas de phishing, há cada vez mais procura de agentes que possam combater os cibercrimes. A escola de formação tecnológica Ironhack está a organizar um bootcamp com um novo curso intensivo de cibersegurança, de forma a capacitar profissionais, com ou sem experiência anterior no sector das TI, de forma a dar resposta à procura intensa no mercado de técnicos qualificados.

Os interessados em participar devem candidatar-se no website, com o curso a começar no dia 16 de novembro e com uma duração de três meses. A organização do curso procura assim responder às necessidades do mercado, citando que de acordo com dados da publicação Cybersecurity Ventures, prevê-se que as posições por preencher na indústria da cibersegurança cresçam até 350%, de 1 milhão em 2013 para 3,5 milhões em 2021. E destas, mais de 400.000 serão na Europa.

Durante os três meses do curso intensivo (8 horas por dia, 5 dias por semana), os candidatos vão adquirir o know-how técnico para enveredar no mercado, que segundo afirma, regista uma taxa de 0% de desemprego, para além de ordenados competitivos.

tek ironhack

O programa do curso é composto por três módulos e está estruturado para durar 8 horas por dia: o primeiro percorre os princípios teóricos e os conceitos-chave da cibersegurança, sendo antecedido por uma imersão que serve para familiarizar os alunos com os fundamentos de sistemas; o segundo debruça-se sobre as metodologias que permitem identificar ameaças e construir um ambiente seguro; por último, o terceiro tem uma abordagem ainda mais prática que os anteriores, desafiando os alunos a pôr à prova e consolidar os conhecimentos adquiridos através projetos que simulam cenários de ataques informáticos e exigem que estes reajam em tempo real.

O curso será lecionado num formato 100% remoto, com a mediação de um professor. Estarão disponíveis materiais de apoio ao estudo e todas as dúvidas poderão ser esclarecidas no momento através dos vários canais de comunicação da comunidade Ironhack. Os candidatos precisam de ter mais de 18 anos, um domínio intermédio da língua inglesa e cumprir o trabalho prévio de preparação. O curso tem um custo de 7.000 euros.