http://imgs.sapo.pt/gfx/125148.gif
O projecto open money baseia-se num conceito inovador e virtual, o do "dinheiro aberto", um meio de troca disponibilizado livremente para todos. Segundo os organizadores desta iniciativa, qualquer comunidade, associação ou indivíduo pode ter o seu próprio dinheiro.



Parece insólito, quase lunático. No fundo, trata-se de um sistema de jogo de forma a juntar e organizar as pessoas necessárias para o desenvolvimento e propagação de dinheiro aberto em todo o lado.



Baseado num sistema que tem vindo a ser desenvolvido há quase 20 anos, este projecto é um work in progress, reunindo os esforços de duas iniciativas comunitárias no Canadá, mediante a utilização de smart cards e do projecto "open money" no Japão, bem como, mais recentemente, o programa servidor de unidades monetárias designado Cybercredits.



O objectivo deste ambiente virtual é a criação de um kernel de "open money" que funcione como um conjunto básico de ficheiros de texto, ferramentas de administração e sistemas de software que sejam suficientemente coerentes e claros de modo a que possua uma vida própria.



No site do projecto, pode-se encontrar uma explicação mais aprofundada do mesmo, dos seus objectivos e princípios e as normas essenciais para a criação do "dinheiro aberto". Na secção Exchange, pode-se consultar o manifesto do dinheiro aberto que explica - na opinião dos seus responsáveis - o que há de errado no dinheiro convencional e o que é possível fazer para solucionar isso.



Na parte Play, é possível jogar ao LETSplay, um jogo colaborativo onde não há vencedores nem vencidos e através do qual se pode perceber melhor as vantagens do "novo" dinheiro virtual. Quem quiser saber mais sobre a dinâmica, as regras e a base deste projecto, poderá visitar a secção Open.



Os responsáveis pela iniciativa afirmam que estão actualmente a preparar a apresentação de uma proposta para obtenção de financiamento junto da Comissão Europeia.





Sites de dias anteriores:



13/05/2002

Ajude a sua empresa a crescer

Para todos os que desejam aventurar-se no mundo empresarial, mas gostam de avançar com precaução hoje deixamos-lhe como sugestão o novo portal empresarial patrocinado pela Comissão Europeia, Gate2Growth.com.




12/05/2002

Mais sobre telemóveis e radiações

Todos andam preocupados com os eventuais perigos causados à saúde humana pelas radiações dos telemóveis e outras antenas de telecomunicações. O Governo americano lançou também na passada semana um site informativo sobre este tema.




11/05/2002

Crítica cinematográfica de poucas palavras

Acha que conseguiria avaliar um filme de duas ou três horas em quatro palavras? Então, prepare-se para tentar, acedendo ao "The four word film review", onde também poderá ver os comentários - originais, ou nem por isso - deixados por outros internautas.




10/05/2002
Agir localmente, pensar globalmente
Desde 11 de Setembro de 2001 que Marni Cordell tem viajado pela região da Ásia Pacífico em busca de história sobre órgãos comunitários locais, jornais ou revistas. Nos últimos tempos, realizou um trabalho de investigação sobre Timor-Leste.




09/05/2002
O Mês do Coração
Todos os anos, Maio é o mês dedicado ao Coração e por isso hoje decidimos aconselhá-lo a visitar o site da Fundação Portuguesa de Cardiologia, mas sem pressas, porque o stress faz mal ao coração!



08/05/2002
Portal do Cidadão com deficiência
Ontem apresentado oficialmente, o Portal do Cidadão com deficiência pretende servir este público com informação na área da legislação, além de outros assuntos que interessam aos cidadãos com necessidades especiais.


07/05/2002
O negócio da nanotecnologia
Com o objectivo de promover a adopção e pesquisa na área dos microsistemas e da nanotecnologia, o site da NanoBusiness Alliance oferece informação acerca dessas mesmas tecnologias, ao mesmo tempo que proporciona ligações a numerosas fontes relacionadas.




06/05/2002

Revista tecno-euro-avant-garde

Metamute é a presença online da revista de cultura digital Mute. O site oferece mensalmente um artigo original, para além de uma newsletter quinzenal, abordando temas como cinema, música e a política europeia dos media digitais.




05/05/2002

Universidade digital
Como a Queima das Fitas já está a decorrer, o site de hoje, denominado Universia, é dedicado a todos os estudantes universitários, ou que querem frequentar o ensino superior mas necessitam de mais algumas informações sobre os cursos ou sobre os serviços.




04/05/2002

Música portuguesa em arquivo

Com um design simples, o Arquivo de Música de Língua Portuguesa esconde uma grande riqueza e variedade de conteúdos e por isso é um site a visitar, ou revisitar, por quem procura letras de músicas em português.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.