Os europeus que viajam de avião ou comboio passam este verão a contar com mais uma ajuda em matéria de garantias de direitos. Uma aplicação móvel que faculta acesso a informação nesta matéria a todo o tempo.

"Os passageiros retidos em aeroportos ou à espera das bagagens perdidas podem agora utilizar uma aplicação de smartphone para conhecerem os seus direitos ali mesmo e instantaneamente", lê-se num comunicado oficial sobre o lançamento. Nos casos em que o passageiro considere que os seus direitos não foram respeitados, é-lhe também fornecida informação sobre quem contactar para apresentar queixa.

Disponível para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone 7, a solução oficialmente lançada pela Comissão Europeia está acessível em 22 idiomas da U E e é de utilização gratuita.

Por agora, só abrange informação sobre os direitos em matéria de transportes aéreos e ferroviários, mas a partir de 2013, quando entrarem em vigor as novas regras para as viagens de autocarro e por mar, será atualizada para incluir também esses dados, adiantou a CE.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.