Por muito forte que seja a relação que tem ou pode vir a ter com um cão, será que algum dia irá conseguir entender exatamente como é o mundo visto da perspetiva canina? Se o projeto Dognition for bem sucedido, então a resposta é sim.
O Dognition consiste num programa de exercícios que os donos devem praticar com os seus animais. Não para os deixar mais saudáveis ou mais inteligentes, apenas para perceberem melhor qual o comportamento do “companheiro”.
Um exemplo: pegue em dois copos e coloque-os no chão; mostre ao cão uma goluseima e esconda-a num copo; aponte para o outro; deixe que o cão faça a escolha. Será que ia escolher o copo da guloseima ou o copo que o dono indicou?
É este tipo de raciocínios que o Dognition quer desenvolver. Empatia, comunicação, destreza, memória e razoabilidade. São estas as áreas que serão esmiuçadas com a ajuda do programa.
Os dados, que podem ser registados numa plataforma online, podem depois ser comparados com resultados de outros cães e relações dono-animal de todo o mundo.
Este é um projeto que tem recebido bastante atenção mediática, sobretudo nos EUA.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
[/caption]
Comentários