http://imgs.sapo.pt/gfx/89005.gif
Uns dizem que é cara e lenta, outros asseguram que é ultra-rápida e que até nem é assim muito inacessível. Mas o que é certo é que a tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) chegou para ficar - pelo menos durante os próximos dois anos... Em Portugal, três ISPs oferecem ligações que vão dos 256 Kbps a 1 Mbps, mas noutros países, a velocidade de download já atinge 2 Mbps.



O site britânico ADSLguide é um bom local de início para quem está interessado em ter uma ligação à Internet a alta velocidade e para avaliar se vale mesmo a pena investir mais um pouco. O site inclui informação técnica sobre a tecnologia que está por detrás da ADSL, bem como uma secção de questões mais frequentes e guias de instalação de modems em diferentes sistemas operativos.



As notícias sobre o mercado de banda larga e das informações sobre os ISPs - fornecedores de acesso - que oferecem este serviço limitam-se, porém, em grande parte ao território do Reino Unido. Mas o grande atractivo do ADSLguide são os fóruns, que se encontram divididos de acordo com cada ISP, plataforma - Windows, Mac OS e Linux, existindo ainda alguns mais gerais e outros dedicados a problemas técnicos e de hardware.



Estes espaços constituem uma boa ajuda para os mais angustiados que, por exemplo, passam madrugadas a tentar fazer com que o seu modem Alcatel Speed Touch USB se ligue à Internet em ambiente Linux ou para os fanáticos da velocidade no ciberespaço obterem respostas a outras questões existenciais. Ocasionalmente, o utilizador pode até sentir-se reconfortado por não ser o único no mundo a ter aquele "pequeno" problema".




Sites de dias anteriores:


14/11/2001

A arte no seu monitor

Se deseja visitar o museu de Arte Moderna em Nova
Iorque, mas está com receio de viajar até
lá, experimente aceder através da Internet e
visitar uma exposição online, preparada
especialmente para mostrar todos os pormenores no
seu monitor.




13/11/2001

Paleolitico na Internet
A visita interactiva a um dos mais famosos lugares da arqueologia pode ser feita na Internet. A caverna de Lascaux pode ser explorada online numa iniciativa do Ministério da Cultura francês.



12/11/2001

Assuntos de crianças na Internet
O Children Now é um portal de notícias, entretenimento e educação, que trata de todos os assuntos relacionados com as crianças, fornecendo dicas preciosas sobre saúde, pedagogia, assim como links para organizações que versem temas semelhantes.




11/11/2001

Vinho do Porto in english em dia de S.Martinho

À falta de sites dedicados à famosa "água-pé" ou à "jeropiga", bebidas que costumam acompanhar as castanhas assadas em dia de S.Martinho, fica a sugestão de um espaço da Web monopolizado por um outro néctar português, o Vinho do Porto.




10/11/2001

Um site que não sai de moda

O Onfashion é uma página dedicada à moda que disponibiliza uma vasta base de dados sobre os mais variados aspectos relacionados com esta área. Assume-se como um importante meio de divulgação da moda portuguesa no país, e no estrangeiro.



09/11/2001

Cibéria, ano sete

Nos dias que correm, são poucas as publicações ou colunas online com mais de sete anos. Mas as Chroniques de Cybérie do quebequiano Jean-Pierre Cloutier analisam semanalmente, desde o início da revolução da Net, todas as novidades da cibercultura.




08/11/2001

O que corre cada site?

Qual o sistema operativo usado pelo site que visita habitualmente? E o servidor Web? O Netcraft responde a estas questões e adiciona mais alguns dados, quando estão disponíveis.




07/11/2001

Portal do Marketing melhora serviços
O Portal do Marketing acaba de apresentar uma nova versão online. Este catálogo de pesquisa de serviços e conteúdos fornece agora aos seus utilizadores as informações mais relevantes e actuais da área do marketing e estudos de mercado.



06/11/2001

A Semana Europeia da C&T

A Comissão Europeia promove mais uma vez a Semana Europeia da Ciência e da Tecnologia. Acedendo ao endereço indicado os internautas poderão saber o que está preparado este ano para demonstrar e explicar o impacto destas matérias no nosso quotidiano.