O caminho que permite chegar ao maior planeta do sistema solar está bem documentado e tem sdo acompanhada pela NASA ao longo de mais de 5 anos, mas agora é tempo de explorar os segredos de Júpiter, numa missão com uma duração prevista de 20 meses.
A Juno vai analisar as várias camadas do gigante gasoso e medir dados relacionados com a sua composição, temperatura e movimento. Tudo para tentar perceber melhor a origem e evolução de Júpiter e, deste modo, o Sistema Solar.
A sonda fará uma série de voos a menos de 5.000 quilómetros da espessa camada nublada do planeta, batendo o recorde anterior de aproximação de 43.000 quilómetros, em 1974, pela sonda americana Pioneer 11.
A partir da Terra podemos acompanhar as novidades partilhadas pela NASA, mas há uma forma de "entrar" na missão através da aplicação Eyes on the Solar System, que permite viajar a bordo da sonda com a simulação Eyes on Juno.
Pode escolher qualquer momento da viagem, incluindo a chegada hoje ao planeta e a manobra de entrada em órbita. Basta instalar a aplicação e começar a explorar.
Veja ainda o vídeo produzido pela NASA sobre a missão
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Acecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro -
Site do dia
Hover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários