http://imgs.sapo.pt/gfx/490767.gif

Concorrente ou coadjuvante, é inquestionável que a Internet tem um papel relevante no futuro da indústria cinematográfica, atraindo novos públicos e novas formas de acompanhar o que se passa no brilhante mundo de Hollywood. O site dos Óscares, o principal galardão do mundo do cinema, é um bom exemplo de como a indústria se sabe apropriar das ferramentas Web, e mais concretamente da chamada Web 2.0, para passar a sua mensagem.

Depois de exeriências anteriores mais tímidas, o site da 82ª edição dos Óscares é um verdadeiro complemento - e até substituto - a todas as coberturas feitas ao evento, dando a possibilidade aos cinéfilos de ver a lista completa dos nomeados, os traillers, conhecer os apresentadores convidados para a grande noite e acompanhar a contagem decrescente sem sair de cena.

As edições anteriores dos Óscares, o estilo dos que pisaram a carpete vermelha e a possibilidade de "jogar" para prever quem serão os vencedores a receber as estatuetas douradas estão entre os "extra" ganhos online, que dificilmente terão lugar noutra plataforma.

E que ganhem os melhores...