É fã de jogos de tabuleiro e está à procura de uma nova forma de passar o tempo com a família ou amigos? Há um website onde se pode divertir a criar novos jogos, tudo com a ajuda de inteligência artificial.

A ideia por trás de Generative Board Games surgiu das mentes dos designers Julius Ingemann e Florian Porada e do developer Lucas Terra, um grupo de criadores que decidiu explorar as possibilidades das redes neurais artificiais para combater o aborrecimento sentido durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19.

Para começar a criar o seu próprio jogo de tabuleiro precisa apenas de lhe dar um nome e clicar num botão, pois a IA trata de todo o trabalho, incluindo da tarefa de gerar uma capa ilustrativa. Depois de alguns segundos, poderá consultar as regras e perceber como funciona a sua mecânica.

Os criadores explicam que as instruções dadas são geradas através de uma rede neural artificial chamada GPT-2, treinada com 2 mil regras de jogos de tabuleiro. Já a rede StyleGen tem como missão tratar das capas, tendo por base uma extensa coleção de 15 mil ilustrações presentes nas caixas de jogos.

Se não ficar satisfeito com o resultado que lhe é apresentado sempre pode clicar em “New Rules” ou “New Cover”. No final, pode passar para a ação na vida real e dedicar-se a construir o jogo. Há também a possibilidade de o partilhar com a comunidade do website para que mais pessoas se possam divertir ou até adaptá-lo consoante os seus gostos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.