
A candidatura a um curso superior deve ser realizada de forma consciente e informada. Uma escolha menos bem planeada pode resultar em abandono escolar, numa fase inicial, ou em insatisfação profissional, numa fase posterior.
Com isso em mente, o Instituto Politécnico de Coimbra lançou uma plataforma, a eAgora?, que permite aos candidatos ao ensino superior ter acesso a um ranking pessoal dos cursos e instituições, de acordo com vários critérios.
Para elaborar o ranking, a plataforma solícita resposta a várias questões que servem para orientar os cálculos que vão depois produzir o rankink: áreas de interesse, regime de ensino preferido, zona do país onde quer estudar, distância face a área de residência, entre outros.
Os dados utilizados para o cálculo do ranking foram maioritariamente fornecidos pela Direção-geral do Ensino Superior, a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pelo Ministério da Educação, explica-se no site.
Neste momento, estão registados 1.718 pares de cursos/instituições distribuídos por 720 cursos lecionados em 277 instituições de ensino superior. A plataforma foi desenvolvida no âmbito de um projeto de mestrado em Sistemas de Informação de Gestão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários