O futuro das compras online está prestes a ser disputado em tribunal, colocando frente-a-frente a Amazon e a Perplexity. Este conflito foi originado por esta última estar a utilizar o Comet, o seu agente de Inteligência Artificial (IA), em nome de utilizadores humanos nas lojas online da Amazon. Este comportamento ao ser identificado, gerou vários alertas indicando que a utilização do Comet estava a violar as suas condições de utilização da loja da Amazon, ao não se identificar como sendo um agente de IA.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
A gigante de e-commerce, que tem o seu próprio bot de compras (Rufus), defende que outras aplicações de terceiros como as de entregas de comida ou agências de viagens online, se identificam corretamente quando agem em nome de um cliente, algo que o Comet não faz. Como tal, a Amazon enviou uma notificação judicial agressiva à Perplexity, exigindo que o seu assistente fosse impedido de operar na sua plataforma.
A Perplexity não gostou da ação, tendo criado uma publicação no seu blog intitulada de “Intimidação não é inovação” (Bullying is not innovation), onde lamenta ter sido usada como exemplo pela Amazon na sua lutar contra o novo mundo da IA. Em sua defesa, a startup afirma que o seu agente, ao atuar sob a direção de um utilizador humano, possui automaticamente as "mesmas permissões" que ele, não tendo, por isso, de se identificar.
Alegaram igualmente que o verdadeiro motivo do bloqueio do Comet deve-se ao facto de este não se distrair com os anúncios existentes na sua loja online, o que poderá ter impacto na venda de destaques de produtos e publicidade na plataforma. Porém, para a Amazon, o assistente deve sempre ser identificado, e caberá à plataforma optar se autoriza ou não a sua atuação na loja online.
Este caso relembra uma situação ocorrida em 2024, quando a Cloudflare acusou a Perplexity de contornar o sistema de bloqueio de sites contra bots de IA, utilizando a mesma estratégia de não identificação dos agentes.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários