
O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial) é gerido pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e permite às empresas obter um crédito fiscal relativo às despesas com projetos de I&D realizados em 2016, desde que tenham sido aprovados no âmbito do Portugal 2020 e na parte não comparticipada pelo Programa.
Este credito fiscal pode ser usado nos oito anos seguintes à apresentação da candidatura e abrange uma série de despesas relacionadas com as atividades de investigação e desenvolvimento, cobrindo despesas de funcionamento, aquisição de bens, registo e manutenção de patentes ou despesas com ações de demonstração.
Segundo os dados da agência, cerca de 1.200 empresas recorrem ao sistema SIFIDE que apresenta um crédito fiscal anualmente atribuído de 170 milhões de euros e uma taxa de sucesso que ronda os 90%.
O SIFIDE está em vigor desde 1997 e a ANI reconhece que tem um papel central enquanto instrumento de intensificação do esforço de I&D empresarial, indicando que é um fator fundamental para a competitividade e crescimento a longo prazo.

Em destaque
-
CES 2021
Todas as tendências da principal feira de tecnologia nos EUA -
App do dia
Quer partilhar ficheiros áudio de grande dimensão de forma simples e rápida? Há uma app que o pode ajudar -
Site do dia
Faça uma viagem virtual pelo tempo e descubra os mistérios de Lisboa romana num novo website -
Especial: O melhor e pior de 2020
-
Montra TEK
Quais são os 10 smartphones mais poderosos de 2020?
Comentários