Fundado em 1975, o Centro Sismológico da Europa-Mediterrâneo tem como missão proteger a sociedade do perigo dos sismos e acompanhar a sua atividade. O objetivo era responder com grande prontidão e determinação aos destrutivos terremotos, incluindo aqueles com menor magnitude.
O website da EMSC é atualmente, uma fonte da atividade sísmica em tempo real, registando num planisfério os pontos onde estão a acontecer os fenómenos naturais com a maior precisão possível, fornecendo as coordenadas, a magnitude e o respetivo local de epicentro. Os sismos registados são depois acompanhados ao longo do tempo para os interessados estudarem as suas repercussões, através de mapas interativos e outros dados científicos e geográficos. Pode filtrar os eventos por hora, dia ou semana, por exemplo.
O mais interessante é que o website é interativo, e nada melhor do que a população local, próxima dos incidentes, para fornecer o feedback sobre os fenómenos. Nesse sentido, estão disponíveis ferramentas, tais como o botão “eu senti”, para submeter descrições através de um questionário, assim como fotografias e vídeos que ficam arrumados na respetiva ficha técnica do sismo, que todos os utilizadores podem consultar.
“Assustador” é verificar na lista geral de incidências o planeta a “tremer” a cada hora do dia. Pode verificar o mais recente sismo registado em Silves, no Algarve, no dia 31 de janeiro e que teve uma magnitude de 3.4.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários