
A inteligência artificial tem transformado diferentes indústrias, incluindo o entretenimento e o gaming não é exceção. Já existem ferramentas que têm ajudado os developers na complexidade das produções, encurtando o tempo de desenvolvimento, o número de pessoas e recursos necessários.
A Google DeepMind revelou o Genie 3, um modelo de IA exatamente criado para ajudar os estúdios a desenvolver os seus projetos, não necessariamente para apresentar resultados finais, mas para ajudar em provas de conceitos, design de níveis e experimentação de mecânicas. O laboratório de IA diz que o modelo permite gerar uma diversidade sem precedentes de ambientes interativos.
Através de uma prompt de texto, o Genie 3 consegue gerar mundos dinâmicos que permite navegar em tempo real, a 24 frames por segundo, mantendo a consistência por alguns minutos a uma resolução de 720p. Obviamente que é um output longe das necessidades finais de um videojogo, mas que pode servir como atalho para passar rapidamente as ideias do papel à interação, testando os conceitos antes de passar à fase seguinte da produção.
A DeepMind diz que está a utilizar a sua experiência adquirida na última década com o treino de agentes que se tornaram especialistas em jogos de estratégia em tempo real. Mas que também criou ambientes simulados para aprendizagem e robótica. Esse trabalho motivou a equipa a desenvolver os seus “world models”, sistemas de IA que podem utilizar a sua compreensão do mundo para simular alguns dos seus aspetos. Os seus agentes podem prever tanto a forma como o ambiente vai evoluir e como as suas ações vão afetá-los.
Veja o vídeo:
Mais que a importância na sua utilização em cenários interativos para gaming, a DeepMind diz que estes “world models” são também um passo importante no caminho para desenvolver a Inteligência Artificial Geral (AGI). Isto porque os modelos tornam possível treinar os agentes de IA num currículo ilimitado de ambientes ricos simulados.
O que difere esta terceira geração do modelo face aos anteriores é a sua capacidade de permitir interação com o mundo em tempo real, além da melhoria na consistência e maior realismo dos cenários, face ao Genie 2. O aumento do tempo de interação em vários minutos, é uma melhoria assinalável face ao Genie 2 que garante entre 10 a 20 segundos ou o Veo com apenas 8 segundos. O modelo introduz fenómenos naturais como a água e relâmpagos, assim como gerar comportamentos de animais e a vida vegetal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ -
Site do dia
Arquivo histórico do museu Harley-Davidson ganha mais vida com IA da Google -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários