O mau tempo continua a não dar tréguas em Portugal. Depois das depressões Kristin e Leonardo, a depressão Marta volta a deixar o país em alerta este fim de semana, complicando as situações de inundações e cheias que têm afetado várias zonas nos últimos dias.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Desenvolvida pela Esri Portugal, a GeoProCIV - Visualizador de Caudal é uma aplicação web que permite acompanhar o comportamento dos cursos de água em Portugal, com base em dados hidrológicos atualizados.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

De acordo com a empresa, a plataforma utiliza a ArcGIS Instant App – Streamflow, desenvolvida para transformar dados geográficos complexos em informação clara, e integra dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF).

Através da integração destes dados é possível visualizar níveis e caudais em tempo quase real, bem como identificar rapidamente situações de risco, apoiar a tomada de decisão em cenários de cheia e melhorar a coordenação entre entidades de proteção civil, explica a Esri Portugal.

Flood Hub: A ferramenta da Google que prevê cheias com até sete dias de antecedência
Flood Hub: A ferramenta da Google que prevê cheias com até sete dias de antecedência
Ver artigo

Recorde-se que, recentemente, a Google também lançou o Flood Hub, uma plataforma gratuita que combina IA com dados públicos para prever cheias até sete dias antes de acontecerem.

A plataforma gratuita mostra mapas de inundação locais, tendências dos níveis de água nos rios e previsões em tempo real baseadas em dois modelos de IA complementares. Atualmente, o Flood Hub cobre bacias hidrográficas em mais de 150 países, incluindo Portugal, fornecendo previsões críticas para 700 milhões de pessoas.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.