O acesso a dados fiáveis da evolução dos recursos no planeta não é fácil e a Google tem trabalhado com várias ferramentas de dados ligadas aos motores do Google Earth para criar plataformas acessíveis aos cientistas e ao cidadão onde possam ser visualizados os mapas e imagens. A tecnologia de inteligência artificial também é uma ajuda e o Dynamic World é um bom exemplo disso mesmo.

A plataforma foi anunciada este mês e resulta de uma parceria com o World Resources Institute (WRI) para oferecer imagens com uma resolução de 1o metros e cobertura global que dão um detalhe impressionante sobre a forma como o terreno está a ser usado e o que está implementado em determinada área, seja uma floresta na Amazónia, um campo agrícola na Ásia ou desenvolvimento urbano na Europa.

As imagens revelam 9 tipos de ocupação do terreno, desde água, floresta ou gelo, e é possível ver a evolução temporal de uma determinada área.

Dynamic World da Google Dynamic World da Google
imagens do satélite Sentinel-2 (esquerda) e o dstaset do Dynamic World (direita) mostram a mudança sazonal típica no delta do rio Okavango no Botswana. créditos: Google

No site pode ver alguns exemplos já preparados, como a evolução do delta do Okavango no Botswana ou o impacto dos incêndios de agosto de 2021 no concelho de El Dorado, na California, mas pode também explorar outras áreas, como os Açores ou o Alqueva, que o SAPO TEK experimentou.

Clique nas imagens para mais detalhes

"Com esta informação, os cientistas e decisores podem monitorizar e entender a terra e os ecossistemas para fazerem previsões e planeamentos mais eficientes sobre o nosso planeta no futuro", explica a Google num post publicado no blog.

O site Dynamic World pode ser acedido através deste link mas utilização da ferramenta não é muito simples e por isso a recomendação é que antes de começar veja um tutorial que a Google preparou.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.