Pela primeira vez na história, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia vai ser assumida nos próximos seis meses pela Estónia, já a partir do próximo dia 1 de julho. O conselho será constituído pela Estónia, Bulgária e Áustria que fixam os objetivos a longo prazo e pretendem preparar uma agenda comum com os temas a abordar.

O programa semestral da Estónia está assente em quatro prioridades, sendo que uma delas passa por criar uma Europa digital e promover a transferência livre de dados.

tek site estonia

Para a Estónia, a Europa deve explorar os benefícios do progresso tecnológico que, atualmente, resulta numa mudança constante para os cidadãos, para as empresas e mesmo para os governos.

Os principais focos dentro deste tema passam por desenvolver o comércio eletrónico e alguns serviços eletrónicos que devem ir além-fronteiras a fim de beneficiar os consumidores, os produtores e as empresas; garantir comunicações modernas e eletrónicas através de toda a Europa com abertura para introduzir novos e inovadores serviços; e incentivar à criação de serviços públicos digitais que facilitem as atividades diárias por todo o continente.

As restantes prioridades da Estónia são focadas na criação de uma Europa economicamente mais aberta e inovadora, um continente que esteja mais bem protegido e seguro e que seja capaz de se tornar mais sustentável e inclusivo.

Pode consultar mais detalhes sobre todas as prioridades da Estónia para a presidência do Conselho da UE no site oficial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.