
Os videojogos dão origem a diferentes comunidades de jogadores. Há quem dedique o seu tempo apenas a um jogo, a descobrir os seus segredos e a produzir guias para a comunidade. Mas há uma comunidade que se dedica a finalizar os jogos em tempo recorde, sem batotas, mas aproveitando todos os atalhos possíveis que os títulos têm para oferecer. E acredite, não existem jogos perfeitos, há sempre um glitch que pode ser um buraco no cenário que permite atalhar para avançar no caminho, ou formas de contornar inimigos e confrontos desnecessários para poupar tempo precioso no cronómetro.
Esta arte de correr contra o tempo, com direito a ser listado no livro do Guiness e respeito na comunidade, chama-se speed running, e a European Speedrunner Assembly é uma espécie de federação europeia para estes “atletas” virtuais.

A comunidade tem uma agenda muito completa de eventos, com uma programação de jogadores a fazer speedruns em streaming, com horários e respetivos canais de Twitch para os jogadores assistirem. Qualquer interessado por submeter a sua candidatura para fazer parte da comunidade, enviando documentos com a descrição das suas capacidades, os jogos em questão e uma amostra do que faz.
De ter em conta que a ESA promove eventos ligados a causas sociais, angariando donativos durante as streams oficiais de speed run para ajudar instituições de caridade. Acha que tem os skills para participar nesta comunidade? Porque não tentar?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
Site do dia
Há muita música para descobrir no Catálogo das Edições Fonográficas da Fundação GDA -
App do dia
InstaNote transforma palavras faladas em notas organizadas -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários