Os videojogos dão origem a diferentes comunidades de jogadores. Há quem dedique o seu tempo apenas a um jogo, a descobrir os seus segredos e a produzir guias para a comunidade. Mas há uma comunidade que se dedica a finalizar os jogos em tempo recorde, sem batotas, mas aproveitando todos os atalhos possíveis que os títulos têm para oferecer. E acredite, não existem jogos perfeitos, há sempre um glitch que pode ser um buraco no cenário que permite atalhar para avançar no caminho, ou formas de contornar inimigos e confrontos desnecessários para poupar tempo precioso no cronómetro.

Esta arte de correr contra o tempo, com direito a ser listado no livro do Guiness e respeito na comunidade, chama-se speed running, e a European Speedrunner Assembly é uma espécie de federação europeia para estes “atletas” virtuais.

tek site do dia

A comunidade tem uma agenda muito completa de eventos, com uma programação de jogadores a fazer speedruns em streaming, com horários e respetivos canais de Twitch para os jogadores assistirem. Qualquer interessado por submeter a sua candidatura para fazer parte da comunidade, enviando documentos com a descrição das suas capacidades, os jogos em questão e uma amostra do que faz.

De ter em conta que a ESA promove eventos ligados a causas sociais, angariando donativos durante as streams oficiais de speed run para ajudar instituições de caridade. Acha que tem os skills para participar nesta comunidade? Porque não tentar?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.