No dia 29 de abril a China colocou em órbita da Terra a primeira peça do “puzzle” daquela que será a sua estação espacial. O módulo situação a uma distância de 370 quilómetros do planeta e estima-se que estará operacional em 2022. Mas para isso, serão necessários mais uma dezena de viagens com os restantes módulos para terminar o trabalho. Inicialmente, apenas três astronautas poderão habitar a estação, mas não está de lado a continuação do seu crescimento, para aumentar a capacidade dos cientistas que vão fazer investigações científicas.
Para oferecer uma ideia de como será a estação, a agência espacial chinesa criou um modelo virtual tridimensional que poderá explorar a partir do browser do computador, ou se preferir, através de um headset de realidade virtual.
É possível navegar diretamente pelos pequenos corredores da estação, ou saltar entre os atalhos disponíveis na base da página. O projeto é simples e sem grandes explicações ou descrições de cada um dos módulos, e o website está em chinês, mas rapidamente pode ativar a tradução para português, sem interferir na experiência.
Pode ainda alternar entre diferentes experiências de câmara, desde o globo, ao olho de peixe, ou navegação plana, numa exploração mais convencional.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários