No dia 29 de abril a China colocou em órbita da Terra a primeira peça do “puzzle” daquela que será a sua estação espacial. O módulo situação a uma distância de 370 quilómetros do planeta e estima-se que estará operacional em 2022. Mas para isso, serão necessários mais uma dezena de viagens com os restantes módulos para terminar o trabalho. Inicialmente, apenas três astronautas poderão habitar a estação, mas não está de lado a continuação do seu crescimento, para aumentar a capacidade dos cientistas que vão fazer investigações científicas.

Para oferecer uma ideia de como será a estação, a agência espacial chinesa criou um modelo virtual tridimensional que poderá explorar a partir do browser do computador, ou se preferir, através de um headset de realidade virtual.

tek site do dia estação espacial chinesa

É possível navegar diretamente pelos pequenos corredores da estação, ou saltar entre os atalhos disponíveis na base da página. O projeto é simples e sem grandes explicações ou descrições de cada um dos módulos, e o website está em chinês, mas rapidamente pode ativar a tradução para português, sem interferir na experiência.

Pode ainda alternar entre diferentes experiências de câmara, desde o globo, ao olho de peixe, ou navegação plana, numa exploração mais convencional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.