http://imgs.sapo.pt/gfx/133350.gif

Fruto da comunidade dos bloggers, o AmphetaDesk - agora na sua versão 0,93 - é um agregador de notícias que pode exibir artigos e outro tipo de conteúdos de milhares de sites da Web numa única página personalizável, poupando ao utilizador-final o trabalho de visitar manualmente cada site e navegar entre uma catadupa de anúncios. Em poucas palavras, pode poupar uma enorme quantidade de tempo para "viciados" em informação como jornalistas e investigadores.



Criado mediante o recurso à linguagem RSS , um formato de XML que qualquer um pode utilizar para distribuir as suas notícias ou conteúdos, esta ferramenta possibilita assim que seja o utilizador final a escolher da forma como quer visualizar a informação, dado que, ao contrário do HTML, em que o proprietário do site se tinha que preocupar com o apelo visual e as inconsistências entre browsers, os ficheiros ESS contêm apenas os cabeçalhos e os links, que são o mais importante para o leitor. Esta ferramenta foi também escrita em Perl.



A grande vantagem do AmphetaDesk é ser bastante fácil de instalar e de utilizar, contendo documentação acessível do site, de forma a que os utilizadores não tenham que procurar informação num manual massudo. Quem necessitar pode ainda enviar um email ao autor deste pequeno mas bastante útil software, Kevin Hemenway.



Para além disso, é open-source, completamente gratuito e está disponível em todos os sistemas operativos. O principal interface baseia-se num browser da Web, onde se pode consultar as notícias do dia, acrescentar mais sites ou apagar outros. Um único inconveniente que se pode colocar ao Amphetadesk é o facto de ser ainda ligeiramente lento, apesar das melhorias introduzidas em relação a versões anteriores.




Sites de dias anteriores:




26/06/2002
O impacto da tecnologia na nossa vida
Lembra-se de como era a sua vida sem ouvir CDs e navegar na Internet? Mas certamente não se lembra das doenças antes de haver vacinas... Para recordar o impacto da investigação científica no dia a dia, sete laboratórios europeus lançaram o SCI-TECH.




25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".




24/06/2002

Tornar cada utilizador num jornalista
Seguindo os passos do site norte-americano de jornalismo colaborativo Kuro5hin, o Correspondente.net promete trazer este tipo de escrita informativa para Portugal, onde são os visitantes que enviam artigos e aprovam ou não a sua publicação.




23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.




22/06/2002

Os mais feios da "bola"

Para navegar por este site sobre futebol, nem sequer necessita de ser adepto da modalidade. Aqui a "redondinha" é posta de lado e a única coisa que interessa é o aspecto físico dos jogadores - mais propriamente o seu "mau" aspecto físico...




21/06/2002

Um blog português sobre jornalismo

Os blogs tornaram-se famosos nos Estados Unidos quando as vedetas do
jornalismo adoptaram este suporte. Em Portugal, António Granado, do Público,
tem o seu próprio diário sobre jornalismo há mais de um ano, mas ainda faz
parte da minoria.




20/06/2002

Farto de receber mensagens inúteis?


Se está farto de receber emails indesejados e pretende anular esse incómodo, use o SpamNet, uma ferramenta de combate ao spam que permite pela primeira vez que os próprios consumidores lutem contra este propósito através de um único clique.




19/06/2002
Uptimes em Portugal
Qual é o tempo que um servidor Web está online sem ser necessário reiniciá-lo? A equipa do PTnix quer ajudar os utilizadores a responder a esta pergunta, tendo criado uma secção no seu site dedicada a uptimes.




18/06/2002
Jornalismo com consciência

Sem fins lucrativos, sem o suporte de um grande grupo financeiro e baseando-se na filosofia do software open-source, a ezine brasileira Nova-E aborda com personalidade temas sobre activismo, economia digital e cibercultura.




17/06/2002

Como avaliar uma boa página Web?

Se é um cibernauta atento certamente já se questionou sobre quais os critérios mais adequados para determinar se uma página Web é média, boa ou realmente boa. Se ainda não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, tire as suas dúvidas navegando até este site.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.