A Fujitsu apresentou uma ferramenta de aferição da maturidade dos dados online, de forma a ajudar as organizações a comparar a sua preparação para uma transformação orientada pelos dados, face a grupos homólogos. A ferramenta, disponível online, é um passo em frente no processo de transformação de dados das empresas.

A empresa refere que o uso da ferramenta demora apenas alguns minutos, baseando-se em inquéritos, que depois compara com outras organizações, resultando em dicas personalizadas sobre os aspetos que devem focar-se para melhorar o nível de maturidade. Quando este modelo foi aplicado há poucos meses em mais de 400 organizações internacionais, chegou-se à conclusão que a grande maioria continua na jornada de crescimento da maturidade dos dados, com apenas uma em cada 20 (4,8%) a ser considerada como genuinamente orientada pelos dados.

É explicado que o tratamento analítico dos dados é visto como o segredo para gerar receitas a partir dos dados. Mas a Fujitsu acredita que quando as organizações vão mais além, rapidamente descobrem um conjunto de situações mais complexas em torno dos seus projectos de transformação.

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A Fujitsu perguntou recentemente às empresas que fizessem uma autoavaliação, anotando que 63% dos seus líderes afirmaram terem chegado ao fim do seu processo de transformação orientada pelos dados. Mas através de um estudo encomendado pela fabricante, chegou à conclusão que apenas 5% tinha realmente chegado a esse ponto. As organizações capturam um grande volume de dados não estruturados, incluindo documentos de processamento de texto, ficheiros de áudio e vídeo, emails e imagens.

A maior parte destes dados é gerado a alta velocidade por uma série de fontes e em diversos locais. Os analistas prevêem que até 2022, mais de 50% dos dados gerados por empresas serão criados e processados fora do data center ou da cloud, percentagem que aumentará para 75% em 2025. Nesse sentido, para a Fujitsu, sem um enquadramento sistemático, esses dados não passam de uma amálgama de informação desconexa, e que estes podem ser monetizados através de uma estratégia de transformação digital. Mas para isso, há que fazer uma auto-avaliaçao do seu valor.