O Gametrade não é uma loja de venda de videojogos, mas sim uma plataforma com ferramentas sociais para ligar fãs deste meio de entretenimento que procuram um determinado título ou desfazer-se daqueles que já não jogam, e dessa forma "abater" em futuras aquisições. O sistema foi criado por três jovens em 2015, acabados de sair da universidade, formados em áreas tão distintas como o cinema, informática e ciências políticas e relações internacionais, mas com a paixão comum dos videojogos.

“A plataforma surge como forma de facilitar a tarefa de procura desses mesmos jogos, fosse nas redes sociais ou noutros sites dedicados a este tipo de comércio. Uma tarefa que se mostrava complicada e morosa em muitos casos quando se procurava um jogo específico e que muitas vezes até acabava mal”, explicou Fábio Luís, um dos fundadores do projeto, ao SAPO TEK.

O Gametrade conta já com uma comunidade de 3.000 utilizadores, e o mesmo número de transações efetuadas com sucesso até à data, segundo o cofundador do website.

Para utilizar o website, depois de se registar via Facebook, deverá listar os jogos que tem disponíveis para vender e aqueles que procura. Se o sistema identificar os títulos na base de dados lista os utilizadores disponíveis para as transações, que devem clarificar as condições dos mesmos, sejam novos ou usados, por exemplo. A plataforma oferece as ferramentas para troca de mensagens entre os utilizadores para combinarem os detalhes do negócio e claro, um sistema de feedback, para diminuir a possibilidade de burlas.

Existem diversas ideias para o futuro, mas a necessidade de investimento monetário e o esforço em manter o projeto como um “hobby” estão a abrandar a sua expansão. “A plataforma é um projeto pessoal nosso e não temos qualquer apoio financeiro para o desenvolver, tampouco ainda não o transformámos num negócio. Cada um tem o seu trabalho e o tempo que dedicamos ao projeto é diferente de quando começámos”, salienta Fábio Luís, conhecido nas redes sociais como Fábio Powers. Ainda assim, esperam introduzir suporte às transações de consolas e acessórios, gerar novas opções de autenticação para além do Facebook e claro, a inevitável app para smartphones.

Os três fundadores do GameTrade: Fábio Luís, Luís Marques e Jérémy Silvares.
Os três fundadores do GameTrade: Fábio Luís, Luís Marques e Jérémy Silvares.

Recentemente o trio de empreendedores juntou um grupo de amigos e produziu um filme de homenagem aos videojogos, GameTrade the Movie, que está disponível no YouTube.