
Esta semana, a Microsoft anunciou que vai despedir 9.000 trabalhadores, naa segunda onda de cortes feitos pela gigante tecnológica este ano. A divisão de videojogos é uma das áreas mais afetadas, com centenas de colaboradores despedidos e o cancelamento de projetos que estavam em desenvolvimento.
Embora a divisão da Xbox não confirme quantas pessoas foram afetadas, os cortes foram amplos e significativos. Várias subsidiárias foram informadas que seriam afetadas pelos despedimentos.
Por exemplo, a King, criadora da popular série de jogos Candy Crush que faz parte do leque de subsidiárias da divisão de jogos da Microsoft, vai despedir 10% dos seus funcionários, o equivalente a 200 postos de trabalho. A ZeniMax, outra subsidiária sediada na Europa, também já começou a fazer cortes esta semana.
De acordo com fontes com conhecimento na matéria, citadas pela Bloomberg, estúdios como a Raven Software e a Sledgehammer Games, produtoras da série Call of Duty, assim como a Halo e a Turn 10 Studios, criadoras da série Forza Motorsport, também vão avançar com despedimentos.
A Microsoft cancelou vários projetos que estavam em desenvolvimento há vários anos, incluindo o jogo Everwild, produzido pela Rare, e um novo título em produção pela ZeniMax Online Studios. O reboot de Perfect Dark foi cancelado pela Xbox e o estúdio The Initiative, que era um dos responsáveis pelo projeto, foi encerrado.
Numa mensagem enviada aos funcionários, Matt Booty, responsável pela Xbox Game Studios, afirmou que o encerramento do estúdio e o cancelamento do projeto refletem “um esforço mais amplo para ajustar prioridades e focar recursos, preparando as equipas para um maior sucesso num panorama da indústria em mudança.”
Já Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, afirmou noutra mensagem enviada aos colaboradores da divisão de videojogos que “para posicionar a área do gaming para um sucesso duradouro, permitindo focar em áreas estratégicas de crescimento”, o trabalho de certas secções será reduzido ou encerrado.
O responsável não menciona números em específico na sua mensagem, mas avançou que os trabalhadores afetados terão prioridade caso se candidatem a vagas abertas noutras áreas da empresa.
Os colaboradores da Xbox já se estavam a preparar para novos despedimentos desde maio, altura em que a Microsoft começou a fazer cortes nos postos de trabalho por toda a empresa. Note-se esta é a quarta vaga de despedimentos na Xbox ao longo dos últimos 18 meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários