
A missão do portal Go European é inspirar ao consumo consciente de produtos e serviços que são produzidos na Europa. A promoção dos negócios no solo europeu, como alternativas às importações dos Estados Unidos ou outros territórios. O portal tem semelhanças a um outro projeto pró-consumo europeu, o Escolho.EU, divulgado em março, exatamente com o objetivo de evitar marcas norte-americanas para destacar as do “velho continente”.
O portal reúne os produtos europeus numa espécie de diretório de pesquisa, organizado por categorias como automóveis e transportes, livros e entretenimento, comida, eletrónica, saúde, software e serviços online, entre muitos outros. Ao clicar na categoria são apresentados cartões com os produtos e serviços, descrições, país de origem, entre outros detalhes úteis como o website. E os visitantes podem atribuir um “upvote” que os destacam, como no Reddit.

Outra ferramenta interessante chama-se “Alternativas populares europeias”, ou seja, quais são os produtos europeus que podem substituir de outros territórios. Por exemplo, quais as alternativas de email ao Gmail ou Outlook, da Google e Microsoft, respetivamente, ambas dos Estados Unidos? Surgem respostas como o Mailbox.org, Posteo, Mailo e muitos outros. Ou quais são as alternativas à marca desportiva Nike? Como seria de esperar, marcas como a Adidas ou Decathlon surgem na lista. E ao iPhone? É só escolher da lista fabricantes europeias.
O portal está aberto a sugestões de marcas que podem ser listadas. E pode também explorar os filtros por país e descobrir, por exemplo, marcas portuguesas que cumprem os parâmetros das respetivas categorias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Leaving Home transforma a rotina da manhã numa aventura com quebra-cabeças surrealistas -
Site do dia
Lista dos melhores podcasts dos últimos anos é uma viagem no tempo que vale a pena fazer -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários