Muitos locais, edifícios ou monumentos espalhados pelo mundo, deixaram de cumprir as suas funções para o qual foram projetados e acabam por ser abandonados, sendo escrutinados pelo desgaste do tempo. Mas muitos desses sítios ganham novo sentido turístico pela sua estranheza, devido à transformação pelo tempo ou degradação pelas pessoas. A internet tende a favorecer estes locais, que se tornam virais pelas partilhas nas redes sociais e chamativos de turistas.

O Google Arts & Culture fez um destaque de alguns desses locais, reunindo 10 sítios abandonados que têm tanto de estranho como de belo. O interessante é que podemos visitá-los virtualmente em 360 graus graças à ferramenta Street View e com discrições interessantes com curiosidades associadas.

Veja-se o caso do cemitério de comboios na Bolívia, localizado na aldeia de Uyuni, que foi em tempos um dos principais centros de transportes da América do Sul. Atualmente alberga centenas de locomotivas a vapor, criando um cenário que nos transporta para um filme do velho oeste.

Outro exemplo é o Lapalice Castle, na Polónia, que nos leva a pensar como é que um gigantesco e lindíssimo castelo tivesse sido abandonado. Na verdade, o que vemos é praticamente a sua estrutura, pois este foi abandonado durante a sua construção. Em estado adiantado, pelo que parece…

Mas descubra por si outros locais estranhos, mas belos, que vale bem a pena conhecer, como o Gereja Ayam, um local de oração na Indonésia conhecido como a Chicken Church.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.