A Google está a mapear os níveis de poluição atmosférica e a divulgá-los no Google Earth. O projeto está a ser feito em parceria com a Aclima, empresa do ramo ambiental, e, para já, apenas estão contempladas as regiões da baía de São Francisco, do Vale Central californiano e a cidade de  Los Angeles.

Para reunir estes dados, as duas empresas usaram os carros do Google Street View e percorreram cerca de 160 mil quilómetros durante 4 mil horas.

O objetivo da iniciativa é que os “cientistas e especialistas em qualidade do ar possam usar estas informações para ajudar organizações locais, governos e reguladores na identificação de oportunidades para alcançar soluções para melhorar a qualidade do ar”, esclareceu Karin Tucen-Bettman, responsável do programa denominado  Google Earth Outreach, em declarações ao The Next Web.

tek google earth california

Os investigadores interessados podem solicitar o acesso a todos os dados, preenchendo um formulário, contribuindo, assim, para a construção de “cidades inteligentes mais sustentáveis, para a redução dos gases com efeito de estufa que alteram o clima e a melhorar a qualidade do ar para uma vida mais saudável", acrescentou Tucum-Bettman.

A parceria Google Earth Outreach já registou mais de 1 mil milhão de dados e é apenas o começo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.