O mundo à nossa volta está cheio de ritmos. Mas o que acontece quando se encontram correspondências entre estes ritmos e uma das coleções de música mais importantes da História? O resultado é Beethoven Beats: uma experiência do Google Arts & Culture Lab criada para assinalar o 252º. aniversário do nascimento do famoso compositor.
Nesta experiência, desenvolvida pela gigante de Mountain View em parceria com a Deutsche Grammophon e com o pianista e maestro Daniel Barenboim, basta usar o rato para clicar um ritmo à sua escolha e, numa questão de segundos, poderá descobrir uma correspondência com uma das sonatas compostas por Beethoven.
Clique nas imagens para mais detalhes
Ao todo, Beethoven compôs 32 sonatas para piano, o que equivale a cerca de 13 horas de música, com mais de 362.142 notas. Para criar esta experiência, todas as sonatas foram analisadas por um modelo de machine learning chamado Onset and Frames, que faz parte do Magenta, o sistema de Inteligência Artificial criado pela Google especializado no processamento de música.
Veja o vídeo
Além de permitir encontrar correspondências, Beethoven Beats também lhe dá a possibilidade de explorar mais a fundo as sonatas, utilizando os botões disponíveis para navegar pelas diferentes secções que as compõem.
A pensar nos mais curiosos, cada uma das sonatas apresentadas conta com uma breve descrição. Se desejar pode também aceder a uma playlist do YouTube com todas as sonatas para piano de Beethoven tocadas por Daniel Barenboim.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Como devem funcionar os modelos de IA de propósito geral? Regras estão a ser alinhadas -
App do dia
Everyone Draw: a app grátis que transforma pixéis em obras de arte coletivas -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários