A preocupação com as espécies invasoras é séria e ainda esta semana o Fundo Ambiental confirmou que vai atribuir 1 milhão de euros para projectos de combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e ripícolas. Mas todos podemos contribuir um pouco para detetar e combater estas pragas, que muitas vezes são denominadas de espécies exóticas e que se desenvolvem muito rapidamente.
Foi para isso mesmo que foi criada a plataforma Invasoras.pt, um projeto colaborativo que pretende que qualquer pessoa consiga identificar e referenciar a existência destas espécies invasoras na natureza.
No site há perfis completos das espécies consideradas invasoras no território nacional, mas também ferramentas e informação úteis para quem lida com este problema, como por exemplo os gestores de áreas com problemas de invasão, membros da comunidade científica ou outros interessados pelo tema. Há ainda um glossário ilustrado para quem quer aprender mais sobre termos botânicos.
Os avistamentos podem ser registados no site ou nas aplicações para Android e iOS, e são depois validados pela equipa do Invasoras.pt e do Life+ Terras do Priolo, nos Açores. Só depois disso passam a constar no mapa nacional.
Através do mapa pode verificar também os locais onde já foram feitos avistamento de plantas invasoras, onde se mostram os últimos 1.000 avistamentos registados.
Clique nas imagens para ver mais detalhes
O site Invasoras.pt foi criado em 2013 no âmbito do projeto “Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora” mas continuou a ter desenvolvimento e entre 2018 e 2020 a plataforma foi renovada assim como as aplicações associadas, surgindo pela primeira vez uma app para iOS.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários