Em plena época natalícia que tal uma música a acompanhar o espírito? A sugestão é da Google e tem por base uma nova experiência de machine learning desenvolvida pelo artista David Li. Independentemente da sua “sensibilidade musical”, o resultado será sempre harmonioso, promete-se.
Para compor a sua peça musical em Blob Opera vai ter à disposição quatro “blobs”: um tenor, baixo, meio-soprano e soprano que se harmonizam em função dos seus inputs, em tempo real. Pode experimentar à vontade e depois gravar a sua criação lírica e partilhar com a família e amigos em jeito de prenda de Natal.
Se não estiver muito à vontade a compor, saiba que pode pôr os Blobs a cantarem por si póprios, interpretando grandes clássicos de Natal, como o Jingle Bells ou Silent Night.
A Google explica que desenvolveu um modelo de machine learning treinado com as vozes de quatro cantores de ópera: o tenor, Christian Joel, o baixo Frederick Tong, meio-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney, que cantaram e gravaram durante várias horas.
Na experiência, o utilizador não ouve as vozes deles, mas sim a forma como o modelo de machine learning compreendeu como é o canto lírico, com base no que aprendeu com os cantores líricos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários