http://imgs.sapo.pt/gfx/142035.gif


Estudar, preservar e salvaguardar para o futuro as experiências obtidas pela pesquisa de destroços de navios no fundo do mar é um dos objectivos do MoSS, um projecto financiado pelo programa Cultura 2000. No seu site são explicado os objectivos do projecto, assim como os resultados já obtidos nas pesquisas realizadas na Holanda, Alemanha, Suécia e Finlândia.



A monitorização dos destroços de navios encontrados nestas localizações vão permitir o desenvolvimento de novos métodos usados para avaliar o estado físico dos barcos afundados, assim como as condições ambientais que os rodeiam. Esta avaliação é considerada extremamente importante para permitir aos arqueólogos manter registo sobre grande parte de verdadeiros "documentos" históricos sob o mar.



Ao mesmo tempo o MoSS pretende desenvolver um interesse generalizado da parte dos cidadãos europeus em relação aos vestígios culturais submersos nas costas da Europa, fruto de séculos de intensa navegação.



Curiosamente Portugal, Espanha, França e Itália não estão envolvidos neste projecto, que junta países do norte da Europa.

Sites de dias anteriores:

11/08/2002

Motor de busca Peer-to-Peer

Com a particularidade de estar disponível sob a forma de uma aplicação e não de um site da Web, o WideSource é um motor de busca Peer-to-Peer (P2P) partilhado que inclui vários critérios para melhorar a qualidade da pesquisa.



10/08/2002
Filmes para todos os gostos

Animação, comédia, drama e thriller são as secções segundo as quais estão organizados os pequenos filmes presentes na AtomFilms, todos apresentados em formato shockwave e de visualização gratuita para quem tiver largura de banda suficiente.



09/08/2002
Direito para geeks
Publicado e mantido pelos estudantes e professores de Direito da
Universidade de Harvard, o Greplaw é um novo fórum comunitário para
notícias, artigos de opinião e debates sobre as mais recentes tendências
do Direito e da Política da Internet.

08/08/2002
Carabella ensina a proteger a privacidade
Um jogo online foi desenvolvido por duas organizações de protecção de privacidade para mostrarem aos utilizadores como os seus dados pessoais podem estar em perigo na Internet. A personagem principal é Carabella, uma rapariga moderna.

07/08/2002
Faça um upload das suas ideias
Na base do site .netculture está o termo upload, ao contrário do tradicional download. Qualquer pessoa pode colaborar com ensaios, notícias ou trabalhos artísticos nesta publicação online grega disponível em língua inglesa.

06/08/2002
Apoio técnico gratuito para problemas com computadores
Fácil de usar e com a capacidade de limitar as respostas ao sistema operativo utilizado, o FreeAnswers.com oferece suporte técnico gratuito aos possíveis problemas que possam surgir quando usamos o nosso computador.



05/08/2002

Crie a sua própria rádio pirata na Internet

Com o Peercast e um vulgar leitor de músicas em formato digital, qualquer um pode transformar o seu PC numa estação de rádio pirata na Internet de um modo barato, fácil e anónimo. Este programa utiliza o mesmo protocolo da rede descentralizada Gnutella.

04/08/2002
Como sobreviver em situações extremas
Saiba como reagiria em situações extremas de sobrevivência, avaliando os seus instintos a partir de um inquérito disponibilizado na homepage do Extreme Survival, site onde poderá igualmente conhecer "estórias" fantásticas de reais sobreviventes.

03/08/2002
Web design topo de gama

A falta de criatividade é um dos principais receios dos Web designers. Em Kaliber 1000, pode obter-se um panorama sobre as mais recentes tendências do sector e tirar ideias das inúmeras fontes, ícones e imagens de desktop aí disponíveis.

02/08/2002
Um convite à colaboração artística online

O Iconobloc.com convida todos os internautas a participarem na construção online da maior escultura do planeta. Para tal terá de criar um modelo próprio, registá-lo a partir do site do projecto e interagir com a sua criação por email.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.