Hoje comemora-se o Dia da Europa e no ano que assinala o 35º aniversário da adesão portuguesa ao projeto europeu, Portugal preside ao Conselho da União Europeia durante este primeiro semestre. Este dia 9 de maio assinala a data histórica da Declaração Schuman, quando durante um discurso proferido em Paris em 1950, Robert Schuman, ministro dos negócios estrangeiros francês na altura, expôs a sua visão sobre a cooperação política na Europa.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção de carvão e aço. Em menos de um ano assinou-se esse tratado, sendo considerado os alicerces daquilo que hoje conhecemos como a União Europeia.

tek site do dia - dia da europa

Para comemorar o dia especial dos europeus, estão previstas diversas iniciativas online ao longo do dia. Às 10h00 da manhã será transmitido o concerto online “Time to Deliver: What can the Arts do to help Europe’s Recovery?», da Orquestra Europeia da Juventude. O concerto inclui a atuação de seis jovens portugueses que são membros e ex-alunos da orquestra, que vão contribuir com a atuação da Serenata Op. 8 de Beethoven.

Às 17h00 vai poder assistir à atuação de 1.300 músicos principiantes e profissionais oriundos de 43 países, que juntos vão participar na Orquestra Europeia Virtual para interpretar uma versão especial do hino europeu, o conhecido “Hino da Alegria” de Beethoven que pode assistir tanto no Facebook como no Twitter. A orquestra será coordenada e organizada por Jens Illemann, músico e professor que tem o recorde mundial da maior orquestra virtual. Esta atuação pretende mesmo tentar bater um novo recorde do Guinness.

Por fim, às 18h00, realiza-se o Music Europe Day, uma maratona de 15 concertos e conversas com artistas de vários países europeus. Portugal estará representado por Nenny, e poderá ser acompanhado no Facebook.

Ao longo do dia serão realizados debates e entrevistas, entre outras iniciativas que pode consultar no website do programa, com intervenções de Elisa Ferreira, Durão Barroso, Carlos Moedas e António Vitorino, entre outros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.