http://imgs.sapo.pt/gfx/190679.gif

O Ministro de Informação do Iraque Mohammad Said al-Sahaf, o porta-voz que, durante as cerca de quatro semanas de duração da guerra que derrubou Saddam Hussein, foi a face mais visível do regime iraquiano, ostentando permanentemente uma atitude optimista e desafiante face ao ataque dos "mercenários imorais" - leia-se as forças britânicas e norte-americanas.

Mas, se al-Sahaf parece estar desaparecido desde o dia 10, devido a uma
"licença" administrativa, o génio da propaganda iraquiana está bem vivo
online através de um site da Web que contém as suas principais pérolas de sabedoria. Criado na semana passada por um grupo de apoiantes do ex-governante e críticos da invasão, este site suscitou um interesse tão grande que gerou um fluxo de tráfego enorme, obrigando o webmaster a suspendê-lo e a procurar um novo
servidor de alojamento.

Mohammed ficou imortalizado para a história da propaganda como um dos exemplos mais divertidos de um regime tirânico. Envergando o seu tradicional uniforme verde do Partido Baath e uma boina preta, o ministro negou acerrimamente durante toda a guerra os avanços no território efectuados pela coligação, mesmo estando perante a mais contundente prova do contrário.

Um dos exemplos desta táctica de non-sense absoluto foi a conferência de imprensa dada pelo nosso herói-sem-medo no Hotel Palestina em Bagdad, em que este argumentou que a situação estava sob controle e que as forças iraquianas tinham triunfado face à aliança, numa altura em que os jornalistas podiam ver tanques dos Estados Unidos do outro lado do rio Tigre. "Eles vão-se render ou serão queimados nos seus tanques", avisou profeticamente.

No site podem ler-se outras das frases emblemáticas do senhor, como "A nossa previsão inicial é de que eles vão morrer todos" ou a mais conhecida: "Posso dizer, e sou responsável pelo que digo, que eles começaram a suicidar-se ao pé dos muros de Bagdad. Nós vamos encorajá-los a cometerem mais suícidios".

Para além deste vasto leque de Sahafismos, os leitores poderão ainda apreciar a secção que especula os termos que este génio da contra-informação teria aplicado às grandes batalhas da história. Saiba ainda que Sidney Pollack foi o escolhido pelos responsáveis do site como o melhor actor para representar al-Sahaft na versão da guerra para o grande ecrã, caso esta venha algum dia a ser filmada...

Sites de dias anteriores:

14/04/2003

A arte e ciência dos jogos

Fazer jogos para computadores, consolas ou telemóveis é uma arte e uma ciência, advoga o Gamasutra, um portal construído para servir as necessidades da comunidade de programadores de jogos independentes.

13/04/2003

Um motor de pesquisa para os sons

Se procura um som específico para a sua página da Web ou apresentação em PowerPoint, é provável que o encontre no FindSounds, um site que faz exactamente isso que diz: pesquisa a Web por ficheiros áudio de todo o tipo.

12/04/2003

O bazar virtual

Tendo ou não o "hábito ou necessidade doentia de adquirir coisas inúteis" aconselhamos uma visita ao renovado coleccoes.net, uma viagem guiada pela fantástica capacidade humana de tornar útil o inútil.

11/04/2003

O essencial para o intelectual do século XXI
Política, filosofia, arte, literatura e todo o tipo de ideias com origem no mundo académico das ciências sociais e humano é o que oferece o site Arts and Letters Daily, um weblog em formato de jornal clássico onde não falta informação.

10/04/2003

Contra o spam clicar clicar

Devido ao número crescente de mensagens SMS recebidas a contra-gosto pelos utilizadores de telemóveis, a Marketing Federation of Southern Africa, elaborou um novo código de conduta que irá regular o envio deste tipo de mensagens.

09/04/2003
O dia de todos os downloads
Para combater a tendência de troca de ficheiros de música na Internet que provoca enormes perdas de receitas à indústria, as editoras europeias criaram o Digital Download Day, permitindo a experimentação gratuita de serviços de música online.

08/04/2003

Rir sem parar

Conheça a verdadeira história por detrás do Kinas, a mascote do Euro 2004. Fique a saber que o próximo alvo da Aliança Anglosaxónica é o Vaticano, e como se estão a preparar as defesas. Isto e muito mais no Inépcia, uma ezine de humor nacional.

07/04/2003
Conexões empresariais ilimitadas
Ao representar graficamente os indivíduos que pertencem aos quadros executivos das 100 maiores empresas norte-americanas, o They Rule dá uma perspectiva das ligações que existem entre os membros das direcções e empresas aparentemente não relacionadas.

06/04/2003

Som de cinema

O som é talvez o aspecto a que menos ligamos quando assistimos a um filme, mas é verdade que já não conseguiríamos dispensá-lo. O FilmSound conta a história do som no cinema, por entre inúmeros artigos e secções dedicadas ao tema.

05/04/2003

Literatura graficamente animada

Esperança, amor, medo, ódio, poder, traição, destino, mudança, perdão, sabedoria, vontade, disciplina, coragem, vingança, sacrifício, marcam presença neste projecto online de “literatura gráfica”, como os seus criadores lhe quiseram chamar.

04/04/2003

O sonho de McLuhan

Graças à Internet, somos todos nómadas deambulando por um mesmo mundo e rede virtual. Este é o lema de uma instalação digital artística que vai percorrer o globo e que demonstra, mais uma vez que Marshall McLuhan estava certo: o mundo é uma aldeia global.