http://imgs.sapo.pt/gfx/199545.gif

A actividade da iniciativa OpenNet
parte da reflexão sobre a relação entre censura, tecnologia e resistência, mediante uma análise técnica dos métodos de monitorização, bloqueio e filtragem de conteúdos impostos pelos governos dos países do mundo. O projecto nasceu no Citizen Lab, um laboratório interdisciplinar do Munk Centre for International Studies, na Universidade de Toronto, Canadá, em associação com o Cambridge Programme for Security in International Society da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Partindo do pressuposto que na Net se verificam vários casos de censura e que existe um controlo regular de determinados conteúdos, sobretudo os que têm origem no universo hacktivista, esta iniciativa visa estudar esta forma de controlo, analisando os filtros empregues e o sistema de monitorização e de controlo da informação que viaja através da Rede.

No âmbito do projecto, a OpenNet implementou uma clearinghouse que arquiva, avalia, testa e classifica os instrumentos tecnológicos hacktivistas que são produzidos localmente mas distribuídos através da Internet. A sua actividade baseia-se na constatação de que a censura na Internet restringe a capacidade de desenvolvimento da sociedade, determinando a restrição da livre circulação da informação.

Um dos projectos que desenvolveu, o Internet Censorship Explorer, é um software que permite verificar em tempo real o tipo de censura que um determinado endereço da Web é alvo, permitindo aceder a esse URL, depois do preenchimento de um formulário por parte do utilizador, utilizando os servidores proxi relativos ao país em questão.




Sites de dias anteriores:

03/06/2003

Tecnologia e cultura para quem pensa

Kuro5hin dedica-se à tecnologia e cultura, tendo criado uma comunidade "para pessoas que gostam de pensar" sobre estes temas e as suas interacções. O "ruído" não é permitido, mas os seus moderadores admitem que não é preciso ser sempre soturno.

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

01/06/2003

Escolha e conhecimento nos média
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

30/05/2003

A festa do livro

Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.

29/05/2003

Pensando em C++ e Java

Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.

28/05/2003

Aliança para informação sobre vírus

A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.

27/05/2003

Encontre-se com a sua comunidade

Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.

26/05/2003

A revolução dos microconteúdos

Hoje em dia, o poder pessoal está à mão de qualquer cibernauta através dos weblogs e de motores de pesquisa como o Google. Microdoc News é uma revista que faz a crónica desta revolução dos microconteúdos e da blogosfera emergente.

25/05/2003

Seja um produtor musical virtual
Sempre pretendeu ter uma banda? Createbands.com oferece-lhe uma solução virtual. Começe por dar um nome ao agrupamento. Depois, escolha os membros do seu conjunto, brinque com o cenário e faça-os tocar ou invente as suas próprias criações.

24/05/2003

A arte do insulto

O objectivo dos criadores do site Insultmonger é claro: "elevar o nível do insulto a uma forma de arte". Para isso disponibilizam úteis dicionários de calão, de pragas e variadas propostas para insultos adaptáveis a diferentes situações.