http://imgs.sapo.pt/gfx/202872.gif


Vale a pena ver como a Associação de Utilizadores de Internet da Ilha de Nieu, na Polinésia, tem conseguido transformar em vantagens a pequena dimensão do território, oferecendo ao longo dos anos as novas tecnologias da informação aos seus habitantes. Depois de ter montado o sistema de registos de topo .nu e email em 1997 e disponibilizado acesso gratuito à Internet em 1999, esta organização conseguiu agora estabelecer uma rede Wi-Fi no território.

O documento "Criando uma nação wireless" explica os motivos que levaram à instalação da rede Wi-Fi e aborda as vantagens desta tecnologia em pequenos territórios. Um pequeno esquema de funcionamento mostra também a tipologia de rede implementada.

Apesar de ter menos de 300 Km quadrados e cerca de 1800 habitantes, as poucas centenas de moradores em Niue que acedem à Net são internautas de uso intensivo. Através dos sistemas de dial-up até agora disponíveis, sustentados em 24 linhas dedicadas da Telecom Niue, estes internautas estão online mais de 6 mil horas por mês e entre 20 a 30 mil mensagens de email entram e saem da ilha por semana, enquanto a média diária de tráfego web é de 300 a 500 megabytes, segundo dados da Associação de Utilizadores de Internet.

Depois de ver as fotografias da praia e conhecer as condições tecnológicas da ilha, dá vontade de nos mudarmos de malas e bagagens para este país do terceiro mundo...




Sites de dias anteriores:

26/06/2003

Pottermania

O mais conhecido personagem de ficção dos mais jovens vai estar em destaque hoje na MSN UK quando a autora dos 5 livros sobre Harry Potter fizer um webcast com respostas a perguntas dos fãs e ainda a leitura de partes do novo livro.

25/06/2003

Os efeitos das novas tecnologias na vida quotidiana

Criado pela Work Foundation, o iSociety é um projecto britânico de
investigação que analisa o impacto das tecnologias da informação e
comunicação no dia a dia das pessoas comuns, nos seus lares, comunidades e locais de trabalho.

24/06/2003

Partilha de conhecimentos

Com base nos conceitos de software livre e códigos abertos, o Projecto MetáFora é uma plataforma que serve para o desenvolvimento e promoção de projectos sobre tecnologias de informação, para que todos possam desfrutar das suas potencialidades.

23/06/2003

Directório para a acessibilidade
O A-sites reúne numa directoria os websites acessíveis a pessoas com deficiências visuais. Desenvolvido pela britânica National Library for the Blind, este serviço está organizado por assunto como a maioria dos directórios web.

22/06/2003

Diário espanhol da Rede

Primeiro com o nome de Las Noticias [en la ReD] e desde há dois anos com a designação DiarioRed.com, esta é uma das publicações mais afamadas sobre tecnologia em Espanha, contendo informação sobre software livre, cibersociedade e ebusiness.

21/06/2003

Nada saber, tudo questionar

O cepticismo é mais do que um estado de espírito. No Skeptic.com poderá saber mais sobre a filosofia de não tomar nenhum facto como um dado adquirido e, eventualmente, fazer disso um modo de vida.

20/06/2003

A tecnologia de amanhã

O site KurzweilAI.net aborda o crescimento da inteligência biológica e não-biológica, contendo demonstrações de reconhecimento de moldes e inteligência artificial. Fala ainda da revolução tecnológica que dentro de anos se irá dar nos nossos corpos.

19/06/2003

A tecnologia de amanhã

O site KurzweilAI.net aborda o crescimento da inteligência biológica e não-biológica, contendo demonstrações de reconhecimento de moldes e inteligência artificial. Fala ainda da revolução tecnológica que dentro de anos se irá dar nos nossos corpos.

18/06/2003

Conteúdos online

Porque escrever e conceber uma publicação online é diferente dos jornais ou revistas, o papel dos gestores de conteúdos para a Web tem vindo a adquirir importância. Para responder às dúvidas destes novos profissionais existe o ContentPeople.

17/06/2003

Comunidade de desenvolvimento

Para facilitar a comunicação entre programadores e outros técnicos que trabalham com os seus produtos, a Microsoft criou a comunidade MSDN que lhe permite também chegar mais facilmente ao seu público mais especializado.

16/06/2003

Informação para designers e outros profissionais da Web
A List Apart é não só uma revista sobre design para a Web, mas também sobre escrita, navegação, acessibilidade, usabilidade, conteúdos, padrões tecnológicos e tecnologias emergentes para este novo suporte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.