O jogo foi desenvolvido por uma empresa da Google (Niantic Labs) e distingue-se do conhecido GeoCaching porque aqui o objetivo não passa por encontrar objetos físicos mas virtuais, que só estão acessíveis a quem tiver o jogo instalado.

De resto há várias semelhanças. É preciso andar e ir a vários locais, a maioria dos quais são monumentos ou outros locais de interesse arquitetónico, histórico ou cultural, o que pode ser um bom pretexto para conhecer espaços que ainda não conhece.

O evento para a capital portuguesa acontece no próximo dia 17 de outubro e quem quiser participar pode inscrever-se online, desde que já tenha conta no jogo. É possível fazer a inscrição como Iluminado ou Resistência. Também é preciso ter um smartphone com iOS ou Android.

Em simultâneo com o evento que se irá realizar em Portugal, vão acontecer outros eventos, noutras 15 cidades. Em todo o mundo jogam ao Ingress Mission 7 milhões de pessoas.