A iniciativa é a Consumers Trust, a tecnológica portuguesa que mantém o Portal da Queixa, e o objetivo é mudar a forma como os consumidores tomam decisões de compra. O site é de utilização gratuita e usa tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para reunir informações sobre a fiabilidade das marcas, produtos e sites de compras, ajudando a tomar decisões mais informadas.
Basta escrever o nome de um produto que pretende comprar, ou de uma loja online, para ter uma resposta que indica algumas das vantagens e desvantagens, com uma classificação sobre o grau de confiança. A empresa indica que a pesquisa realizada no site é baseada em tecnologia de Inteligência Artificial que utiliza exclusivamente informações recolhidas de fontes públicas disponíveis na internet e que "os resultados apresentados são gerados por Inteligência Artificial e não refletem a opinião oficial da Consumers Trust sobre a marca, produto ou serviço pesquisado".
Não há indicações de preços, nem comparações, mas em alguns casos existe um link direto para o site. E quando o grau de confiança é baixo, há um botão para encontrar alternativas que salta para o Portal da Queixa.
A pesquisa é gratuita e a plataforma está disponível no site Não sejas Pato.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários