http://imgs.sapo.pt/gfx/116751.gif
A Web Accessibility Initiative – Iniciativa de Acessibilidade Web – promovida pelo World Wide Web Consortium (W3C) visa universalizar o acesso à Web a todos os cidadãos, seja quais forem as suas capacidades. A sua missão é fazer, numa estratégia de cooperação com outras organizações espalhadas pelo mundo, com que a Internet seja cada vez mais acessível a todos, através de cinco áreas de actuação: tecnologias, linhas mestras de orientação, ferramentas, educação e pesquisa de desenvolvimento.



Neste site vai poder encontrar as notícias relacionadas com esta área e se desejar pode também inscrever-se e participar nos debates dos vários grupos de discussão. Se procura motores de busca alternativos e mais acessíveis vai também encontrar alguns links úteis, como o Braillesurf, e outros métodos para melhorar a sua acessibilidade.



Se está a pensar em construir uma página na Net, porque não visitar este site do W3C e dar uma vista de olhos pela secção Como Construir Um Site Acessível? E se está a pensar que não vale a pena porque não lhe agrada a ideia de ter que ler em inglês, não precisa de se preocupar porque vai encontrar uma versão em português – entre muitas outras línguas. Aqui vai poder descobrir um pouco mais sobre como é que as pessoas com necessidades especiais utilizam a Web e quais os benefícios comerciais para as empresas que tornam os seus site acessíveis a todos.



Entre os patrocinadores desta iniciativa encontram-se a IBM, a Microsoft, a Verizon e a SAP, mas se acha que também deve contribuir pode ficar a saber como fazê-lo no site. Os responsáveis agradecem...




Sites de dias anteriores:



27/03/2002

Mexericos e fait-divers sobre a indústria tecnológica

Need To Know é um dos site britânicos mais engraçados e informativos dos últimos anos. Empregando um humor satírico à Monty Pyton, esta publicação meio newsletter, meio weblog tem todas as notícias que um geek precisa de saber.




26/03/2002

Biblioteca de referência

A Oxford University Press renovou recentemente o seu site e planeia agora criar uma das maiores bibliotecas de referência na Internet, publicando mais de 1,5 milhões de entgradas em 20 áreas diferentes até 2010.



25/03/2002

Para aumentar a inteligência matemático-científica

O Getsmarter.org disponibiliza uma série de divertidos testes através dos quais estudantes de todas as idades poderão desafiar as suas capacidades na área da matemática e da ciência - sem as tradicionais pressões da sala de aula.




24/03/2002

E o Óscar vai para...

A primeira edição dos Óscares foi em 16 Maio de 1929. Agora, passados 74 anos, aqui fica uma das evoluções naturais daquela que, para muitos, é a noite mais glamourosa do ano e que é a presença deste evento na Internet.




23/03/2002

Notícias vindas do futuro

Entre na "máquina do tempo" dos responsáveis do site FutureFeedForward e viaje até 2008 para a conhecer a história do jornalista que perde literalmente a cabeça, mas sobrevive, ou para 2032, quando a FCC decidir privatizar os artigos definidos e indefinidos.

22/03/2002

Internet, uma festa também em França

Começa hoje em França a "Fête Internet" que tem este ano a sua quinta edição com o mote "viver a Internet no quotidiano". As iniciativas ligadas a esta festa são várias e estão indicadas no site, sendo acompanhadas de divertidas animações.



21/03/2002

Jornal diário de direito tecnológico

O Tech Law Journal oferece notícias, registos e análises na área da legislação, ligação e regulamentação relacionadas com as tecnologias da informação. Entre os tópicos tratados incluem-se as leis antitrust, a banda larga e a privacidade.




20/03/2002

Semana da Juventude também na Net
Começou ontem a Semana da Juventude que decorrerá até ao próximo dia 28, por isso se é um jovem cibernauta e gosta de teatro, cinema, desporto, gastronomia, exposições e artes plásticas, dança, moda e música, descubra na Net o que esta semana lhe reserva.




19/03/2002

A falar é que os computadores se vão entender connosco
A Universidade de Brighton lançou o site UK Euromap com o objectivo de tornar este espaço virtual numa referência para o desenvolvimento de tecnologias de linguagem humana, programas que podem compreender, criar ou processar a voz e escrita humana.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.