[caption]immersion[/caption]

O projeto
Immersion
foi desenvolvido por três alunos no MIT, que criaram um algoritmo para analisar a utilização do email, recolhendo informação sobre o número de mensagens trocadas, os correspondentes mais frequentes e as ligações entre eles. O conteúdo das mensagens não chega a ser analisado.

O resultado é mostrado num mapa de ligações que acaba por ser surpreendente, sobretudo se quiser arriscar e usar a sua própria conta para análise pelo Immersion. O historial completo do email no serviço da Google, desde a data da criação, ao número total de mensagens, frequência e pessoas com quem mais troca emails fica exposto claramente de forma gráfica em poucos segundos.

Mesmo sem ligação direta ao PRISM da NSA, que as denúncias de Edward Snowden revelaram há poucas semanas, o Immersion revela um pouco do que um simples sistema pode fazer na análise de metadados e da informação que todos os dias publicamos online.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico