Comunicar melhor, de forma simples e personalizada, e fazer tudo isto de uma forma automatizada, intuitiva e prática, são duas frases que podem resumir a solução Closum.

A plataforma de marketing digital 100% portuguesa acaba de ser distinguida pela Best Tech Experience 2025 e a escolha da Consumer Choice teve por base as funcionalidades, assim como a facilidade de utilização, ferramentas intuitivas e templates otimizados para dispositivos móveis. Mas não só.

O software Closum destacou-se na categoria de “Marketing Digital App” sobretudo pela excelência na experiência do utilizador em tecnologia e serviços digitais voltadas para a comunicação e estratégias de marketing. Simples, mas muito eficaz.

Para esta distinção, muito contribuíram as várias aplicações da plataforma Closum, como as soluções de Email e SMS Marketing, automações, CRM de marketing e criação de landing pages.

Vítor Brandão, CEO do Closum, sublinha o sentimento de orgulho da equipa ao saber da atribuição do galardão. “Receber o prémio Best Tech Experience 2025 é um marco importante para o Closum, não só pelo reconhecimento do trabalho da equipa, mas também pela validação da missão da marca: simplificar a forma como as empresas comunicam com os seus clientes”, defende.

“O foco da plataforma está em tornar a tecnologia acessível, intuitiva e verdadeiramente útil para as empresas e este prémio destaca precisamente essa abordagem. Para nós, representa um selo de confiança no mercado português e reforça a nossa posição como uma das plataformas de referência no marketing omnicanal”, aponta Vítor Brandão.

Closum UI - Best Tech Experience
Closum UI - Best Tech Experience créditos: Closum

Na simplicidade está… tudo!

Criado em 2017, o Closum conta hoje com mais de 2.500 empresas utilizadoras da plataforma, em setores tão diversos como o fitness, as viagens, a saúde e bem-estar, o comércio e retalho e a formação.

Entre outras vantagens, o Closum permite criar campanhas de Email, SMS, WhatsApp e Telegram, com envios em massa ou automações baseadas no comportamento dos utilizadores.

“O que nos diferencia é, sobretudo, a simplicidade com que tudo se faz, o suporte técnico especializado, e as integrações ‘No code’ com mais de 600 aplicações, que permitem ter os dados todos conectados e automatizar processos e comunicações numa só plataforma”, desvenda Vítor Brandão.

A plataforma permite que as empresas automatizem o envio de mensagens personalizadas em momentos-chave da jornada do cliente, como lembretes, agradecimentos, promoções ou seguimentos de contacto.

Através de segmentação, da conexão de dados com outras aplicações e com variáveis dinâmicas de personalização, as marcas conseguem melhorar a eficácia da comunicação e criar relações mais próximas e relevantes com os seus clientes, seja por Email, SMS, WhatsApp ou Telegram.

A personalização continua a ser chave, assim como o toque humano. “Acreditamos que o futuro do marketing digital passa por comunicações cada vez mais personalizadas, automáticas e omnicanal, mas sem perder o toque humano. As marcas terão de estar presentes nos canais certos, no momento certo, com uma mensagem relevante”, sustenta o CEO do Closum.

“Tendências como a integração de IA, o uso de canais conversacionais como o WhatsApp ou Telegram e o foco na experiência do cliente estão já a ser incorporadas na plataforma, com o objetivo de ajudar as empresas a comunicar melhor, com menos esforço e mais impacto”, acrescenta.

O futuro é intuitivo e está já ali

O segredo do Closum, além da simplicidade, é estar em constante evolução e acompanhar as mais recentes tendências do vertiginoso mundo da comunicação e do marketing nos canais digitais.

Nos próximos meses, vão ser implementadas funcionalidades como notificações web push, testes A/B, análise comportamental e mensagens display. E ainda uma nova área de automações, com fluxos visuais drag & drop, que tornam tudo mais intuitivo.

“O planeamento das inovações e melhorias da plataforma é decidido com base nos pedidos dos nossos utilizadores, de forma a corresponder às suas necessidades”, explica Vítor Brandão.

Distinguir as melhores experiências digitais

Os Best Tech Experience são a primeira certificação em Portugal que reconhece a excelência na experiência do utilizador com as marcas ligadas à tecnologia e serviços digitais.

Nos prémios da Consumer Choice são avaliados critérios como o design, a usabilidade, a facilidade de pesquisa, o desempenho e a segurança. O objetivo é reconhecer e premiar a melhor tecnologia - produtos, serviços e apps - desenvolvida por empresas, incentivando a inovação, qualidade e excelência nas áreas de tecnologia e negócios.

Qualquer produto ou serviço no mercado nacional, independentemente do seu setor, dimensão e antiguidade, pode candidatar-se. São eleitos os produtos e serviços que obtêm uma nota superior a 70 por cento.