Nem todos temos a possibilidade de ir ao museu Mauritshuis, na Holanda, para observar ao detalhe a “Rapariga com o brinco de pérola”, uma das obras de arte mais conhecidas do pintor holandês Johannes Vermeer. Mas agora é possível descobrir os seus mistérios através de um novo website interativo.
A plataforma, criada pela Herox, uma fabricante especializada no desenvolvimento de microscópios digitais, apresenta uma imagem panorâmica da obra com uma resolução de 10 gigapixels (o equivalente a 10 mil milhões de pixels), disponibilizando a possibilidade de observar com um grande nível de detalhe todos os seus pequenos pormenores.
O website faz parte do projeto “Girl in the Spotlight”, lançado pelos curadores do museu Mauritshuis para desvendar os segredos das técnicas usadas por Vermeer. Através de um microscópio 3D, a equipa de especialistas da Herox, composta por Emilien Leonhardt e Vincent Sabatier, realizou uma análise profunda ao quadro, captando mais de 9.000 fotos com um nível de detalhe de 4,4 microns por pixel.
No vídeo que detalha o processo, Emilien Leonhardt explica que o microscópio foi programado para focar automaticamente cada uma das zonas do quadro. “Através do software da Hirox, a lente do microscópio move-se automaticamente para cima e para baixo, captando uma série de fotografias com diferentes pontos focais e, depois, combinando tudo numa única imagem”, indica o especialista.
Além de ser possível navegar pela imagem panorâmica do quadro, pode também explorar uma série de imagens 3D de determinadas partes do quadro que permitem ver o relevo da tinta. Aí, o nível de detalhe é ainda maior, com cada pixel a ser equivalente a 1,1 microns e as imagens quase que se assemelham a mapas topográficos de uma estranha região alienígena.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários