http://imgs.sapo.pt/gfx/158781.gif

Na sua origem, os primeiros vírus informáticos consistiram em experiências de pesquisa, muitas vezes realizadas no seio de universidades, para explorar ao máximo as capacidades dos computadores, através da criação de formas de vida artificial. Contudo, em pouco tempo estas estirpes de código informático malicioso propagaram-se, chegando ao ponto de hoje serem a principal praga que afecta os utilizadores individuais e sobretudo provoca danos de milhões de euros às empresas.

Apesar de os vírus terem passado para as mãos das pessoas erradas, muitos programadores continuam a desenvolver vírus apenas por divertimento e por amor ao conhecimento e sem quaisquer intenções destrutivas. Com especial interesse para esses, bem como para administradores de sistemas ou simples curiosos que querem aprender a defenderem-se melhor do software malicioso, o site VX Heavens oferece um manancial de informação sobre concepção e desenvolvimento de vírus, incluindo o próprio código-fonte e o software em forma binária.

Os autores do VX Heavens fazem questão de mencionar na página de entrada o 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos sobre o direito inalienável à liberdade de expressão, referindo ainda explicitamente que o objectivo do site é meramente educacional e para fins de pesquisa e aconselhando o visitante a não violar a lei do seu país mediante qualquer tipo de material transferido dali. Contendo e-zines, tutoriais, white papers, artigos de origem diversa - que podem ter sido escritos tanto por um grupo underground de hackers, um investigador académico ou uma produtora de anti-vírus -, entrevistas, bibliografia, FAQs, legislações de criminalidade informática, notícias e outros conteúdos diversos, a informação aqui guardada corresponde a mais de 500 MB.

O VX Heavens constitui uma autêntica pedrada no charco no que respeita ao eterno debate que reina no mundo da segurança informática que opõe os defensores da restrição de informação que possa colocar em risco a segurança dos sistemas informáticos em prejuízo do conhecimento e os que acreditam que a melhor forma de aumentar a segurança é divulgar o máximo possível de informação, contribuindo para a redução da ignorância, mesmo que isso comprometa a curto prazo a protecção dos computadores face aos tipos de falhas e de códigos maliciosos.

O TeK salienta mais uma vez que a informação disponibilizada neste site é meramente para fins educacionais e de pesquisa, não sendo intenção dos seus autores que seja utilizada para fins destrutivos e maliciosos.




Sites de dias anteriores:

04/11/2002
Informações sobre redes wireless
A Wireless LAN Association fornece informação sobre aplicações wireless, equipamentos e segurança. Entre white papers e notícias, é ainda possível participar no fórum de discussão aberto a todos os visitantes.

03/11/2002
Os bons velhos tempos "flamejantes" da Net
Há muitos, muitos "anos-cão" atrás, o ciberespaço era uma terra semelhante ao Faroeste, sem rei nem roque. Quem mandava eram os que deitavam mais chamas nas discussões por email ou newsgroups. Daí a sua alcunha Flame Warriors.

02/11/2002
As galáxias, as estrelas, os planetas e a vida
"Como surgimos?" e "Estaremos sozinhos?" são as duas perguntas a que a Nasa pretende responder com o desenvolvimento do seu programa Origins que recorre a meios terrestres e espaciais para melhor observar os céus em busca das nossas origens.

01/11/2002
Exposições para experimentar
O Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, inaugurou esta semana uma nova exposição, desta vez dedicada aos segredos do cabelo. Com o nome de "Cabelo descodificado", junta-se a outras mostras que permitem que os visitantes façam algumas experiências.

31/10/2002
Baralhado com as traduções
Após da visita a este site, concluímos que os tradutores online não se limitam a traduzir frases de uma língua para outra, dispondo de uma capacidade criativa acentuada que leva a que os resultados não sejam os mais correctos.

30/10/2002
Aproximar o património artístico dos cidadãos
Apesar das promessas do ciberespaço, o número de museus que disponibilizam o acesso livre às suas colecções na Web é ainda reduzido. Contudo, começam a surgir novos projectos, como o que reúne os museus e arquivos da Califórnia na Internet.

29/10/2002
Formação em Flash
Lançado recentemente, o Flash Web Training é um novo site de concepção portuguesa que pretende oferecer aos utilizadores os recursos de formação em tecnologia Flash, apostando em cursos online e na criação de uma comunidade.

28/10/2002

O surrealismo de Buñuel

Numa exposição comemorativa dos 100 anos sobre o nascimento de Buñuel, o Instituto de Cervantes presta homenagem virtual a um cineasta "da casa", um adepto do surrealismo averso à simbologia, que defendia que só utilizava a montagem quem não sabia filmar.




27/10/2002
Seja o Presidente da Câmara da sua cidade
Da micro à macro-gestão de uma pequena cidade de província, de um subúrbio ou de uma grande metrópolis, escolha a opção que mais lhe convém e converta-se pelo menos durante umas horas no Presidente da Câmara com o Sim City 4, a sair no início de 2003.

26/10/2002
Sons que constroem a memória

O The Sonic Memorial Project recolheu os sons que jornalistas e artistas haviam gravado no World Trade Center antes de 11 de Setembro. No website os visitantes são convidados a explorar, experimentar e ouvir.

25/10/2002
Jornalismo em imagem
Com uma forte componente imagética, cada uma das "histórias" contadas nesta revista online inclui o perfil do fotojornalista ou jornalista que as escreveu, assim como um artigo ou entrevista que explica a forma como se chegou ao resultado final.