Let’s Encrypt foi lançado em 2015 e veio estabelecer uma diferença significativa no mercado onde a certificação digital para os websites, servidores de email e outros sistemas client/server eram serviços caros, tornando-se uma barreira para pequenas empresas e startups que queriam garantir maior segurança na comunicação de dados.

O serviço é gerido pelo Internet Security Research Group (ISRG), uma organização sem fins lucrativos, e desde que foi lançado já emitiu mais de mil milhões de certificados digitais, um número impressionante. O marco foi alcançado há algumas semanas e mostra a progressão para um modelo de internet mais segura.

Através da utilização de certificados digitais os browsers podem criar a validar uma ligação segura a um servidor (https), tornando a comunicação impenetrável a hackers, o que nos últimos anos se tornou uma exigência em muitos serviços. A tendência é para a mudança dos sites para o modo seguro e atualmente cerca de 80% de todos os websites têm certificados digitais.

Segundo a Google cerca de 90% das ligações a websites são agora feitas com ligações seguras, com dados encriptados.

let's encrypt

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.