A mais recente criação da Google é capaz de transformar desenhos em criaturas híbridas, ou quimeras, em 3D: tudo com ajuda de inteligência artificial. Embora tenha sido concebida principalmente como uma forma de facilitar o trabalho dos designers de arte para videojogos, a plataforma está aberta a todos os internautas que queiram dar asas à sua imaginação.

Em Chimera Painter os utilizadores podem dedicar-se a desenhar criaturas imaginárias, tomando inspiração em quatro exemplos disponibilizados. Para poder pintar uma parte em específico, terão primeiro de clicar no botão correspondente. Há também a possibilidade de fazer o upload de um esboço para a plataforma, feito, por exemplo, através do Photoshop, e preenchê-lo. Ao clicar em “Transform”, verá o resultado final.

Chimera Painter | Google AI

A Google explica que, para desenvolver o projeto, uma equipa de especialistas criou o protótipo para um jogo de cartas virtual onde seria possível combinar múltiplos animais para gerar criaturas híbridas e pô-las à prova em lutas contra outras quimeras.

Seria complicado pôr uma equipa de designers a tentar reproduzir todas as combinações de animais possíveis, mas um modelo de Machine Learning consegue facilmente tratar da tarefa. Por trás dele está uma Generative Adversarial Network (GAN) que foi treinada com milhares de imagens computorizadas de animais, acompanhadas de legendas relativas às diferentes partes que os compõem.

O que acontece quando uma Inteligência Artificial vê 50.000 horas de Pac-Man?
O que acontece quando uma Inteligência Artificial vê 50.000 horas de Pac-Man?
Ver artigo

A Google não é a única a desenvolver projetos de inteligência artificial para a ajudar os developers a produzir videojogos mais facilmente. Ainda em maio deste ano, pela altura em que se assinalaram os 40 do Pac-Mac, a Nvidia decidiu pôr a sua tecnologia à prova para recriar o clássico jogo de arcade.

Os especialistas da empresa treinaram um modelo de Machine Learning chamado GameGAN com 50 mil horas de jogos do icónico “glutão” da Bandai Namco. É verdade que o resultado final não é uma cópia perfeita, mas a tecnologia conseguiu apanhar a vasta maioria dos traços que compõem o jogo e compreender as regras fundamentais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.