O icónico “glutão” da Bandai Namco “soprou” 40 velas a 22 de maio e para comemorar a data a Nvidia decidiu pôr a sua tecnologia de inteligência artificial à prova para recriar o clássico jogo de arcade. A recriação vai estar disponível para ser jogada por humanos e tem uma data de chegada marcada para este ano.

Embora seja mais conhecida pelos seus processadores, a Nvidia tem vindo a desenvolver um modelo de IA chamado GameGAN. Os especialistas puseram-no a observar 50.000 horas de jogos de Pac-Mac e, no espaço de alguns dias e com a “ajuda” de quatro workstations equipadas com placas gráficas Quadro GV100, a IA conseguiu recriá-lo.

O resultado final foi obtido simplesmente através da observação do jogo e dos inputs usados para movimentar o protagonista e a Nvidia explica que não houve qualquer acesso a código ou a imagens renderizadas. É verdade que a versão criada pela IA não é uma cópia perfeita, mas a tecnologia conseguiu apanhar a vasta maioria dos traços que compõem o jogo e compreender as regras fundamentais.

Na base do GameGAN está uma Generative Adversarial Network cuja arquitetura é composta por duas inteligências. A primeira tenta imitar os dados que lhe são “alimentados”. Já a segunda tem como missão comparar as cópias criadas com a informação original.

A perspetiva de ter uma IA a criar jogos “sozinha” pode parecer um pouco assustadora para quem é programador. No entanto, a Nvidia elucida esse não é o propósito do GameGAN, pois o objetivo é que tecnologia ajude os developers a produzir mais facilmente videojogos com designs gráficos muito complexos.

Parabéns Pac-Man: famoso “glutão” assopra 40 velas de vida em grande forma
Parabéns Pac-Man: famoso “glutão” assopra 40 velas de vida em grande forma
Ver artigo

Além de um jogo totalmente criado por uma IA, o dia de aniversário do Pac-Man ficou marcado pelo lançamento de vários jogos comemorativos e iniciativas temáticas.

Por exemplo, através de uma parceria entre a Bandai e a Amazon Games, surgiu o Pac-Man Live Studio: uma experiência para quatro jogadores competirem num labirinto, para ver quem come mais bolinhas e sobrevive ao nível. Segue-se ainda um novo Tamagotchi inspirado pela personagem, e um novo capítulo da sua série de histórias para a Alexa: PAC-MAN and the Ghostly Snack Attack.

A marca japonesa preparou também uma versão especial da máquina de arcade do Pac-Man: a Tastemakers 40th Anniversary Arcade 1UP. Há ainda 256 unidades da edição limitada da máquina, numa versão que conta 40 anos, assinada pelo criador original de Pac-Man, Toru Iwatani.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.