http://imgs.sapo.pt/gfx/492982.gif

Procurando avisar as pessoas de que fornecer informação sobre a localização da sua casa em alguns serviços, e noutros informar os contactos sobre se estavam ou não presentes no local, não seria boa ideia, 3 holandeses - os Forthehack - criaram o site Please Rob Me, onde se listavam "oportunidades" de casas vazias, boas para roubar.

A tecnologia era simples: bastava cruzar os dados publicados em serviços como o Foursquare, Brightkite ou Google Buzz com a informação de "presença", actualizada por membros do Twitter zelosos que informavam amigos e conhecidos quando iam ao café, ou se dirigiam ao trabalho, e não estavam em casa.

O impacto da iniciativa foi grande e assustou os próprios criadores do site que se apressaram a avisar que a intenção não era de facilitarem actividades ilegais. O site continua a funcionar mas os criadores acharam que estava na altura de oferecer o trabalho a uma fundação, agência ou empresa que queira usá-lo para os objectivos iniciais: alertar os utilizadores para o perigo de fornecerem demasiados dados pessoais.

Há alguém interessado?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.