Comemorada todos os anos de 4 a 10 de outubro, a Semana Mundial do Espaço tem como tema em 2019 “A Lua: Porta de entrada para as estrelas", com o objetivo de celebrar o 50º aniversário dos primeiros passos de um humano no satélite natural, a 20 de julho de 1969.

A semana “é dedicada ao nosso vizinho espacial mais próximo para celebrar a incrível conquista da chegada à Lua e despertar a consideração pelo seu valor nos futuros esforços espaciais da humanidade”, refere a ONU, justificando a escolha do tema.

Ao longo destes dias são organizados, um pouco por todo o mundo, vários eventos. Da lista constam um total de mais de 1.300 iniciativas, até ao momento, e Portugal surge com duas: uma organizada pelo Planetário do Porto e outra pela Escola básica Prof.  Artur Nunes Vidal, em Águeda.

Tek Site WSW

Este ano a Lua tem duplo destaque por esta altura, já que também se comemora a Noite Internacional da Observação da Lua, a 5 de outubro. A data é “alinhada” todos os anos para coincidir com o quarto da Lua. Isso permite uma excelente observação ao longo do terminador lunar - a linha que divide o dia e a noite. “Mesmo com um pequeno par de binóculos, é possível ver ótimos detalhes, pois recursos como montanhas e crateras aparecem na luz”, destaca a NASA. Pode saber mais acerca da iniciativa em moon.nasa.gov/observe.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.