http://imgs.sapo.pt/gfx/106976.gif


Muitos dos entusiastas da empresa de computadores com o símbolo da maçã chegaram ao ponto de criar os seus próprios iMacs ou PowerMacs para expressar a sua admiração pela criatividade da Apple e com o sonho íntimo de um dia serem contratados pessoalmente por Steve Jobs para integrarem o departamento de design da companhia e conceberem o novo modelo.



Este fenómeno cresce sobretudo nos dias e semanas anteriores à divulgação prevista de novos produtos da Apple, como foi o caso do PowerMac com processador duplo de 1 GHz apresentado dia 28 de Janeiro - e que acabou por desapontar alguns adeptos que esperavam algo de mais arrojado -, ou, anteriormente, do iMac conceptual, revelado na MacExpo de Nova Iorque no início do ano.



Dezenas de modelos foto-realistas do novo PowerMac G4 - o computador mais potente da empresa - e do seu sucessor, o G5, que ainda não foi lançado, foram distribuídos ao longo da Web através de grupos de discussão e de sites especializados nestes computadores de fantasia. Um deles é o Apple Mock-up mantido por Benjamin Van Parys, um belga residente em Bruxelas, e que conta no seu catálogo com mais de 165 imagens.



O computador da Apple que serve de inspiração à maior parte dos modelos fantásticos é o iMac, com 64 imagens. Aqui nota-se uma grande diferença. É que a maioria dos designers deixaram um pouco de lado a multiplicidade de cores que caracterizava a versão anterior para optar pelos tons brancos e metálicos. Abundam também os ecrãs planos, talvez devido aos rumores que surgiram meses antes do lançamento do novo iMac.



Em segundo lugar na lista dos modelos mais imitados neste site está o PowerMac, com 38 imagens. Um objecto do qual surgiu o boato de que iria ser apresentado na última MacExpo é um PDA, e neste site, surgem 27 imagens.



Os modelos imaginários são produzidos por software de gráficos em 3D, como o Adobe Photoshop e Illustrator. Quem sabe se lá em Cupertino, na Califórnia, o departamento de design da empresa de Steve Jobs não usará algumas ideias destes modelos de sonho e os transforme em computadores reais?





Sites de dias anteriores:




02/02/2002

Gripe: conheça o inimigo

Numa altura do ano em que a gripe teima em aparecer e contagiar todos os que encontra pela frente, decidimos indicar-lhe um site onde poderá obter algumas respostas sobre o que fazer quando ela ataca, falamos do LinhaGripe.net.



01/02/2002

Especialistas em pesquisas no Google

O motor de busca Google é hoje em dia um dos mais utilizados na Internet e quem tem de fazer muitas pesquisas utiliza-o frequentemente. Provavelmente é o que acontece a este Googlemaniaco que criou um jogo chamado "Googlewhacking".

31/01/2002

Os Estados dos States na Internet

Este é um site com grande variedade de informação acerca de cada um dos Estados norte-americanos, reúnindo mais de 20 mil links. Mapas, símbolos, meios de comunicação, tudo o que oficialmente se relacione com os mesmos territórios está no 50states.



30/01/2002

Descobrir a Internet através de um mapa

Alguma vez pensou em pesquisar a Internet, através de um mapa? - Com a tecnologia WebMap não existem browsers: existem cartas topográficas em que cada região corresponde a um grande tema, como por exemplo sociedade ou cultura.




29/01/2002

Literatura alternativa para novos media
Provocativo e à margem das modas, o site Alt-X encontra-se no ponto de intersecção da vanguarda artística dos novos media, tendo como filosofia o conceito Avant-pop, o que vem a seguir à literatura pós-moderna, e como frontman Mark Amerika.




28/01/2002

Glossários para todos os gostos
Inúmeros glossários das mais variadas áreas podem ser acedidos através do Glossarist. Melhor do que um dicionário geral, os glossários pesquisáveis podem oferecer-lhe uma definição e enquadramento para um determinado termo ou acrónimo.




27/01/2002

Uma lenda na Net

Peggy Lee faleceu no passado dia 21 de Janeiro, mas a sua memória e a intensidade das suas canções vai perdurar nos discos de vinil, nas cassetes, nos CDs e nos DVDs, mas também na Internet em Peggylee.com, o seu site oficial.




26/01/2002

Chás, infusões & cia.

Em pleno Inverno nada melhor do que um cházinho para ajudar a aquecer, não é verdade? Fica então a sugestão de um site da Internet nacional para conhecer melhor esta bebida milenar consumida habitualmente por mais de 80 por cento dos portugueses.



25/01/2002

Investigadores portugueses nos Estados Unidos

Quem está a pensar ir tirar um mestrado ou um PhD nos Estados Unidos pode encontrar muita informação útil no site da PAPS, uma associação de estudantes portugueses em cursos de pós-graduação no país do outro lado do Oceano Atlântico.




24/01/2002

O Portal da educação

Criar um espaço de reflexão sobre o ensino foi o objectivo de duas profissionais da educação que lançaram recentemente o site Neteducação. Este portal pretende responder às necessidades tanto de alunos como de pais e estabelecimentos de ensino.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.